A reitora da Universidade de Évora (UÉ), Hermínia Vilar, Reitora da Universidade de Évora, é a nova presidente da comissão permanente do Conselho Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, sucedendo no acrgo ao ex-autarca de Sines, Nuno Mascarenhas.
As eleições para o Conselho Regional, assim como para uma das vice-presidências da CCDR do Alentejo decorreram nesta terça-feira, 10, em Évora.
Segundo a instituição, num universo de 80 membros conselheiros, estiveram presentes e exerceram o seu direito de voto para o Conselho regional um total de 59 elementos, dos quais 53 votaram a favor da lista apresentada e seis votaram em branco.
Hermínia Vasconcelos Vilar foi eleita presidente deste órgão consultiva, tendo como vice-presidente a autarca Fermelinda Carvalho, de Portalegre.
Já o autarca Carlos Pinto de Sá, de Montemor o Novo, foi eleito como secretário, enquanto José Daniel Sadio (presidente da Câmara de Estremoz), Luís Loures (presidente do Instituto Politécnico de Portalegre), David Simão (presidente do NERBE) e José Manuel Santos (presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo) são os novos vogais.
Por sua vez, para a eleição do vice-presidente da CCDR do Alentejo votaram 22 dos 30 membros conselheiros com direito a voto, dos quais 20 votaram favoravelmente à eleição de Roberto Grilo, indicado pelo PSD, e dois em branco.
Antes, a 12 de janeiro, o ex-deputado do PS por Portalegre e antigo autarca de Campo Maior Ricardo Pinheiro foi eleito presidente da CCDR do Alentejo, ao passo que Aníbal Costa foi reeleito vice-presidente, em eleições indiretas, por colégios de autarcas.
Todos os candidatos eleitos foram escolhidos com base num acordo eleitoral entre PSD e PS.
A tomada de posse dos novos dirigentes da CCDR do Alentejo vai realizar-se no próximo dia 27 de fevereiro, às 14h30.












