Mau tempo causa prejuízos de 10ME na agricultura de Odemira

Agricultura - estufas no PNSACV

A depressão Kristin causou um prejuízo na ordem dos 10 milhões de euros nas explorações agrícolas do concelho de Odemira, causando perdas “entre 50% a 70%” da respetiva capacidade produtiva.

Segundo a Lusomorango – Organização de Produtores de Pequenos Frutos, com sede em Odemira e cerca de 40 empresas associadas, “estes números são ainda preliminares” e até podem aumentar “significativamente” devido às previsões meteorológicas de agravamento do estado do tempo nos próximos dias.

Em comunicado enviado ao “CA”, a Lusomorango defende que, “perante este cenário devastador”, seja possível “que também esta região possa aceder ao conjunto de medidas anunciadas pelo Governo, para apoio às explorações agrícolas localizadas em territórios onde foi decretado o estado de calamidade”.

“Sem esse enquadramento, muitas dezenas de explorações agrícolas e milhares de empregos poderão estar em causa, por estarem impedidos de aceder aos apoios extraordinários previstos para fazer face aos estragos provocados pela tempestade”, acrescenta a organização.

“O que está hoje em risco não é apenas uma campanha agrícola, mas a continuidade de uma atividade que assegura emprego, fixa população, produz alimentos e gera valor económico para o país”, sublinha o CEO da Lusomorango, Joel Vasconcelos, citado no comunicado.

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima