A Câmara de Aljustrel está a traçar um Plano de Renovação de Infraestruturas, nomeadamente das redes de abastecimento de água e de saneamento, para “reduzir desperdícios, custos de reparações em arruamentos e impactos ambientais”.
Segundo a autarquia, Aljustrel “dispõe de um sistema envelhecido, que carece de renovação há vários anos”, e o plano previsto “pretende reabilitar infraestruturas, melhorar a qualidade do fornecimento de água à população e assegurar uma maior sustentabilidade do recurso hídrico”.
A Câmara Municipal acrescenta, em comunicado enviado ao “CA”, que em várias zonas “verificam-se elevados níveis de perdas de água, devido a roturas e colapsos estruturais frequentes”.
Esta situação, “além de potenciar os problemas de pressão, contribui para acentuar o défice tarifário, situação que pode vir a refletir-se na fatura dos munícipes”, continua o município, assumindo que “é necessário modernizar o sistema, ainda que de forma faseada pelos montantes envolvidos”.
Nesse âmbito, o executivo liderado pelo comunista Fernando Ruas já reuniu com a equipa técnica do município, “para dar a conhecer os problemas já identificados no terreno e as soluções que estão a ser projetadas”.
No comunicado, a Câmara de Aljustrel afiança que “a renovação da rede de abastecimento de água e de saneamento é uma prioridade e é urgente reduzir desperdícios, custos de reparações em arruamentos e impactos ambientais”.
O município acrescenta ter “no terreno uma política de melhoramento das infraestruturas básicas” e revela estar “a procurar as melhores fontes de financiamento para dar início ao plano que está a ser delineado, tendo em vista uma gestão eficiente dos recursos naturais e a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados à população”.












