Santa Bárbara, padroeira dos mineiros, é celebrada nesta quinta-feira, 4, com diversas iniciativas na vila de Aljustrel e na aldeia de Santa Bárbara de Padrões, no concelho de Castro Verde.
Em Aljustrel, as comemorações do Dia de Santa Bárbara coincidem com a celebração do segundo aniversário do Parque Mineiro e o programa preparado pela Câmara Municipal inclui conferências, uma exposição e uma visita aberta a esta infraestrutura.
A partir das 9h30, o Centro de Receção e Interpretação do Parque Mineiro de Aljustrel recebe a sessão de abertura da iniciativa, com a presença do presidente da Câmara Municipal, Fernando Ruas.
Segue-se a conferência “Rede de Percursos da Faixa Piritosa Ibérica”, com Isabel Benedito, da cooperativa Esdime, e a inauguração da exposição de fotografia “Monocromias da Mina de Aljustrel”, de Luís Matias.
Para as 11h30 está prevista a conferência “Matérias Primas Críticas – A Visão dos Serviços Geológicos”, que contará com a presença de Daniel Oliveira, do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) e vice-coordenador da National Geological Surveys Organisations of Europe.
De tarde, a partir das 14:h30, terá lugar uma visita aberta ao Parque Mineiro de Aljustrel.
Já a aldeia de Santa Bárbara de Padrões, no concelho de Castro Verde, recebe nesta quinta-feira a Festa da Vigília, em honra da sua padroeira e dos mineiros.
Para as 12h00 está agendado um almoço-convívio de mineiros e comunidade, enquanto às 18h30 tem lugar uma missa solene seguida de procissão das velas e de um espetáculo de fogo de artifício.
As iniciativas são promovidas pela Junta de Freguesia e pela Associação Seara de Abril, com o apoio da Câmara de Castro Verde e da Minexperts, pretendendo ser um “momento de celebração e encontro comunitário” para destacar a sua “forte ligação da população à atividade mineira e ao culto à sua padroeira”.












