Um total de 15 propostas vai estar em votação, até final deste mês de novembro, na edição de 2025 do Orçamento Participativo (OP) de Odemira, promovido pela Câmara Municipal para incentivar a participação dos cidadãos.
Segundo a autarquia, podem votar no OP os cidadãos com 14 anos ou mais que sejam residentes, trabalhadores ou estudantes do concelho.
A votação pode ser feita por SMS, através do site oficial www.op.cm-odemira.pt (com Chave Móvel Digital) ou de forma presencial no Balcão Único do município e nas juntas de freguesia do concelho.
A Câmara de Odemira explica que as propostas em votação “incluem projetos na área da cultura, educação, desporto, ambiente e inclusão social, além de ações de melhoria de espaços públicos e acessibilidades”.
O valor global disponível para as propostas vencedoras é de 300 mil euros, “com a execução prevista para os próximos 30 meses”.
A par disso, e para “promover a coesão territorial, é garantida a implementação de pelo menos um projeto numa freguesia do concelho com menos de 1.500 habitantes”.
Criado pela Câmara Municipal em 2011, o OP de Odemira tem como objetivo “incentivar a participação cidadã de forma transparente, próxima e construtiva”.
“Desde a sua implementação, em 2011, cerca de um terço da população de Odemira já se envolveu neste processo, e muitos projetos do OP já são realidade em todo o concelho”, acrescenta o município.












