Odemira promove “sonoridades e sabores” do concelho

Homens, idosos a cantar ao despique , canto ao baldão com viola campaniça

A música tradicional e a gastronomia do concelho de Odemira vão voltar a “juntar-se” à mesa, num roteiro organizado pela Associação de Desenvolvimento de Amoreiras-Gare para dinamizar as aldeias locais.

A edição de 2025 do roteiro “Sonoridades & Sabores” arranca neste sábado, 4, e prolonga-se até dezembro, contando no programa com “seis momentos imperdíveis” dedicados “à tradição musical e gastronómica do concelho de Odemira”, revela ao “CA” fonte oficial da ADA.

Em cada uma das sessões, “os melhores petiscos e pratos tradicionais da região serão acompanhados por cante ao baldão, viola campaniça, acordeonistas e música tradicional”, acrescenta a mesma fonte.

O primeiro momento do roteiro, neste sábado, 4 de outubro, terá lugar no Café Poço Novo, em São Martinho das Amoreiras, com a atuação do grupo Os Rouxinóis do Mira.

Segue-se, a 25 de outubro, a Tasca do Miguel, em Ribeira do Salto (freguesia de Relíquias), e a 8 de novembro o Centro Social de Luzianes-Gare, onde cantará o grupo Atar e Pôr ao Fumeiro.

A 22 de novembro o roteiro vai passar pelo Café Flor da Serra, em Várzea do Carvalho (freguesia de São Teotónio), e a 6 de dezembro será a vez da sede da Associação de Moradores de Algoceira, na freguesia de São Salvador e Santa Maria.

O evento vai terminar a 20 de dezembro, no Restaurante Eira da Lagoa, em Colos, onde vai atuar o Grupo Musical de Colos.

Em todas as sessões haverá ainda sessões de cante ao baldão acompanhado pela viola campaniça, um momento com poetas populares da região e a atuação de acordeonistas locais.

O roteiro “Sonoridades & Sabores” conta com a parceria do Centro de Valorização da Viola Campaniça e Canto de Improviso, da Câmara de Odemira e das juntas de freguesia de Relíquias, de São Martinho das Amoreiras, de Luzianes-Gare, de Sabóia, de Santa Clara-a-Velha e de Colos.

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima