Nova creche é “estratégica” para o futuro de Castro Verde

Câmara de Castro Verde - creche (projeto)

“Um projeto absolutamente estratégico para o futuro do concelho e um desafio para os próximos anos” – é desta forma que o presidente da Câmara de Castro Verde, António José Brito, “apresenta” a nova creche e jardim de infância, infraestrutura que a autarquia pretende vir a construir, num investimento que ascende a mais de 4,6 milhões de euros.

Segundo o autarca, trata-se de “um projeto fundamental, de futuro e estruturante para Castro Verde, porque cria condições para a fixação de pessoas e para acrescentar muita qualidade de vida, nomeadamente a jovens casais e aos seus filhos, para fortalecer a demografia e para dar resposta àquilo que são necessidades no quadro da educação e no quadro social”.

“É um investimento arrojado e um projeto de grande qualidade”, reforçou António José Brito ao “CA”, após a sessão pública de apresentação do projeto da nova creche e jardim de infância, realizada nesta terça-feira, 3, no Fórum Municipal da vila.

Para o edil castrense, a criação desta nova infraestrutura, tal como as obras de requalificação do Centro de Saúde e de ampliação do Serviço de Urgência Básico, apresentadas “há 15 dias”, dão resposta a duas “áreas estratégicas e essenciais para o futuro do concelho e para o bem estar das populações”.

Trata-se de “um projeto fundamental, de futuro e estruturante para Castro Verde”, diz o presidente da Câmara Municipal, António José Brito

O projeto, da autoria do arquiteto João Marques Franco, prevê a construção de um edifício moderno, localizado junto à Escola Secundária e ao Pavilhão Municipal.

“A escolha da localização visa potenciar a proximidade e integração com outros equipamentos educativos e culturais existentes, favorecendo sinergias que beneficiem a comunidade escolar e a população em geral, através de acessos facilitados e uma localização estratégica”, explicou o presidente da autarquia.

O novo equipamento terá 12 salas destinadas às valências de creche e berçário, com capacidade para 158 crianças, e mais quatro salas para jardim de infância, para acolher um total de 100 alunos, assim como uma área administrativa, cozinha, refeitório e um espaço exterior.

O investimento numa nova creche e jardim de infância em Castro Verde pode ascender a 4,6 milhões de euros, assumido pela Câmara Municipal de Castro Verde e que terá comparticipação comunitária.

“É um investimento muito relevante e de grande significado, que nunca estaria ao alcance da Câmara Municipal se não tivéssemos oportunidade de aceder a fundos comunitários para o poder financiar”, frisou António José Brito.

Nesse sentido, continuou o autarca, a Câmara de Castro Verde pretende “lançar o procedimento para a empreitada ainda este verão”.

“Depois trabalharemos na questão do financiamento, não descartando a possibilidade de recorrer ao Banco Europeu de Investimento, que tem verbas para este efeito”, concluiu António José Brito.

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima