A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu 82 mil litros de gama-butirolactona (GBL), também conhecida como “droga da violação”, numa operação policial efetuada no concelho de Ourique.
Em comunicado, a PJ indica que a Operação Gama foi desenvolvida através da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes, encontrando-se o GBL, “repartido em contentores de mil litros e em diversos frascos”.
Foram também apreendidas “centenas de frascos vazios, preparados e etiquetados, prontos para entrarem no mercado sob outras designações”, assim como centenas de rolos e rótulos autocolantes para rotular os frascos como sendo produtos de limpeza.
Segundo a PJ, a investigação “iniciou-se em novembro de 2025, na sequência de cooperação policial e em estreita colaboração e articulação com a Autoridade Tributária e Aduaneira”.
Durante a investigação, as autoridades determinaram que “um grupo constituído por cidadãos nacionais e estrangeiros” adquiria empresas licenciadas para o comércio por grosso, importação e exportação de produtos químicos e detergentes.
Após a aquisição, “conhecendo as falhas e vulnerabilidades do sistema de fiscalização e controlo de exportações destes produtos em Portugal, aproveitou-se e diligenciou pelo envio de vários milhares de litros para mercados ilícitos em todo o mundo, utilizando documentação e certificados falsificados”, realça a PJ.












