40 anos do 25 de Abril festejados no Baixo Alentejo

40 anos do 25 de Abril

A Revolução dos Cravos assinala esta quinta-feira, 24 de Abril, o 40º aniversário e a data será celebrada em todo o Baixo Alentejo, como lhe mostra o “Correio Alentejo”.

ALJUSTREL
Na vila das minas, os 40 anos do 25 de Abril são celebrados com muita música! Para esta noite (24 de Abril) a autarquia local tem programadas as actuações de David Antunes & The Midnight Band, Wanda Stuart e CC & Diana Monteiro, ao qual se seguirá um espetáculo pirotécnico, robótica e raios laser.
Para sexta-feira, dia 25, terá lugar a sessão solene da Assembleia Municipal evocativa do 25 de Abril e uma homenagem aos combatentes da guerra, enquanto de tarde a Praça da Resistência irá receber o espectáculo musical “40 anos d’Abril”, com os Nova Aurora, o Grupo Coral “Os Cigarras” e o Grupo de Cantares Feminino de Aljustrel.

ALMODÔVAR
As comemorações em Almodôvar arrancam esta quinta-feira às 21h30 na Praça da República, com o espectáculo “Cantar Abril”, do Quarteto “Balluta”, seguindo-se às 00h00 fogo-de-artifício na entrada sul da vila.
Na sexta-feira, 25, a partir das 10h00, a Câmara de Almodôvar recebe uma sessão solene e é inaugurado o memorial que tem inscrito o nome de todos os presidentes da Câmara, da Assembleia Municipal e das juntas de freguesia eleitos desde as primeiras eleições autárquicas.

ALVITO
Na noite desta quinta-feira a Praça da República recebe, a partir das 21h30, o concerto da banda Venham Mais Cinco, seguindo-se, às 00h00, o lançamento de foguetes.
Arruadas, almoços-convívio, distribuição de cravos à população, actuações de grupos corais e actividades desportivas são as ofertas para a sexta-feira, 25 de Abril, nas duas freguesias do concelho, Alvito e Vila Nova de Baronia.

BEJA
Na capital do Baixo Alentejo as comemorações do 25 de Abril arrancam às 21h30 desta quinta-feira na Praça da República, com a actuação da Banda Filarmónica Capricho Bejense, seguindo-se o espectáculo "Colectivo Beja", que vai reunir em palco as bandas Adiafa, A Moda Mãe, Cantigas do Baú, Caracol Blues, Os Bubedanas, Tanho Paris e Virgem Suta e os artistas Fernando Pardal, Paulo Colaço e Paulo Ribeiro.
Após o espectáculo haverá fogo-de-artifício, seguindo-se o DJ set de Senhor Comendador & Sua Sobrinha.
Na sexta-feira, 25 de abril, o “Desfile da Liberdade” irá percorrer a partir das 10h00 várias ruas da cidade e às 12h00 o salão nobre do edifício do antigo Governo Civil recebe uma sessão solene evocativa da data. E de tarde, a partir das 15h30, haverá actividades desportivas e culturais no Jardim Público.

CASTRO VERDE
Com a “Primavera no Campo Branco” a decorrer, Castro Verde celebra os 40 anos do 25 de Abril com um espectáculo evocativo da Revolução, que a partir das 21h30 desta quinta-feira vai juntar no palco do cine-teatro o músico Janita Salomé e os grupos Galandum Galandaina e “Os Ganhões”.
Segue-se uma arruada pela banda filarmónica local e um espectáculo piromusical, assim como a distribuição do “Jornal de Abril”.
Para sexta-feira, 25 de Abril, está programado o hastear da bandeira nos Paços do Concelho (9h15) e uma Assembleia Municipal extraordinária (10h00), assim como actividades desportivas e uma “Tarde Popular” no anfiteatro municipal (16h00).

CUBA
Grande parte das comemorações do 25 de Abril em Cuba vão decorrer no Largo da Bica, onde esta quinta-feira, a partir das 21h00, actuam os alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo do Ensino Básico, os grupos corais da terra e a banda filarmónica local.
Segue-se, às 23h30, o espetáculo do grupo Oppoente e, às 00h00, fogo-de-artifício.
Na sexta-feira, 25 de abril, o destaque vai para o espectáculo “25 de Abril Sempre”, de Vitorino, a partir das 21h30.

FERREIRA DO ALENTEJO
As comemorações dos 40 anos do 25 de Abril no concelho, promovidas pela Câmara e pelas juntas de freguesia, vão decorrer em todas as freguesias, sendo que o destaque vai para o espectáculo musical “Tributo ao 25 de Abril”, agendado para as 22h00 desta quinta-feira no Parque de Exposições e Feiras da vila.
Segue-se, às 00h00, o espectáculo piromusical “Abril – 40 anos depois”.

MÉRTOLA
O espectáculo musical “José Afonso pela mão de Emanuel Andrade (piano) e Pedro Gil (voz) com o Ensemble de Cordas e Sopros vai marcar as comemorações dos 40 anos do 25 de Abril em Mértola. O espectáculo vai decorrer a partir das 22h00 desta quinta-feira no cine-teatro Marques Duque.
As comemorações incluem também várias actividades lúdicas e desportivas na sexta-feira, 25 de Abril, nas várias sedes das freguesias do concelho.

MOURA
A apresentação da “Passadeira de Abril”, uma obra artística feita por 700 adultos e crianças e composta por 12 mil cravos de papel feitos com 19 mil folhas de jornal, é um dos destaques das comemorações dos 40 anos do 25 de Abril em Moura. A obra, criada na Ludoteca Municipal de Moura, vai ser apresentada às 21h00 na Praça Sacadura Cabral.

ODEMIRA
Os 40 anos da Revolução dos Cravos vão ser assinalados com “pompa e circunstância” em Odemira, que para a noite desta quinta-feira tem previsto, para o Largo Brito Pais, os concertos de Tiago Bettencourt, Pedro Abrunhosa & Comité Caviar, intermediados por um festival pirotécnico.
Na sexta-feira, 25 de Abril, à noite, será a vez dos Deolinda, mas antes terá também lugar uma sessão solene da Assembleia Municipal de Odemira (11h00), um festival de folclore no Cerro do Peguinho (16h00) e o recital “O Canto da Utopia” no cine-teatro Camacho Costa (21h30).

OURIQUE
Depois da inauguração do Posto de Turismo e do espectáculo “Fotografias Faladas” na quarta-feira, 23, as comemorações dos 40 anos do 25 de Abril em Ourique continuam esta quinta-feira com os festejos do quarto aniversário da Biblioteca Municipal, onde às 21h30 será lançado o livro O Nome das Ruas – Toponímia da Freguesia de Ourique.
Na sexta-feira, 25 de Abril, às 21h30, será apresentado, no cine-teatro Sousa Telles, o espectáculo de revista “E Porque Não Emigras?”, com entradas gratuitas.

SERPA
As comemorações na cidade de Serpa arrancam às 21h30 desta quinta-feira no cine-teatro municipal, onde serão entregues cravos e irão actuar o Grupo Coral “Os Ceifeiros”, o Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo e a Banda da Sociedade Filarmónica de Serpa.
Segue-se, às 00h00, o lançamento de morteiros no Alto da Forca e uma arruada da Banda da Sociedade Filarmónica de Serpa e, às 00h15, na Praça da República, um espectáculo piromusical.

VIDIGUEIRA
Na Vidigueira as comemorações do 25 de Abril fazem-se na noite desta quinta-feira na Praça Vasco da Gama ao som dos grupos Explosive Dancer’s e Coral “Os Vindimadores” e da Banda Filarmónica do Bombeiros Voluntários de Vidigueira.
A iniciativa arranca às 21h30, seguindo-se o lançamento de 40 morteiros comemorativos dos 40 anos do 25 de Abril.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima