Até à meia-noite desta quarta-feira, 25, foram identificados um total de 20 casos positivos de doentes infectados com o coronavírus Covid-19, adiantou nesta quinta-feira, 26, a Direcção Geral da Saúde (DGS). De acordo com os dados revelados pela DGS, existem de momento em Portugal 3544 casos positivos de Covid-19, dos quais 20 no Alentejo. O concelho mais afectado é o de Évora (8 casos), seguido de Grândola (com seis casos).
Em Odemira está também confirmado o primeiro caso positivo de um doente infectado com Covid-19 no concelho, adiantou nesta quinta-feira, 26, em comunicado, a Protecção Civil Municipal de Odemira (PCMO), revelando ser “um caso importado vindo da região de Lisboa na passada sexta-feira, dia 20”.
De acordo com a mesma fonte, trata-se de um cidadão de nacionalidade indiana, com 46 anos, que já se encontra em isolamento no domicílio, numa casa isolada na freguesia de Longueira/Almograve, estando a receber acompanhamento médico e as refeições necessárias.
“Por decisão da Autoridade de Saúde, estão em quarentena, nesta altura, 17 cidadãos de nacionalidade nepalesa, sem quaisquer sintomas, que contactaram directa ou indirectamente com o cidadão infectado, tendo sido alojados em equipamento público adaptado para centro de acolhimento na vila de São Teotónio, designadamente no Pavilhão Desportivo da EB 2,3”, revela a PCMO.
A mesma fonte acrescenta que na aldeia de Cavaleiro, na freguesia de São Teotónio, “encontram-se duas cidadãs nepalesas em quarentena no domicílio”, tendo ainda sido “interditas e colocadas em quarentena as três habitações onde residiam, nas freguesias de São Teotónio e de Longueira/Almograve”.
Segundo a PCMO, toda a acção “teve a coordenação da Autoridade de Saúde, em estreita articulação com as forças de segurança e a Protecção Civil”, sendo que os equipamentos públicos adaptados para centros de acolhimento no concelho de Odemira “foram definidos no âmbito do Plano de Operações Municipal para o Covid-19, aprovado em reunião extraordinária da Comissão Municipal de Protecção Civil de Odemira realizada no dia 20 de Março”.
Até ao momento, a pandemia de Covid-19 em Portugal causou 60 óbitos, havendo 43 casos de doentes recuperados. Além dos 3.544 doentes infectados existem ainda 2.145 casos suspeitos à espera do resultado do respectivo teste laboratorial.
Notícia actualizada às 13h43 desta quinta-feira, 26, com a referência ao primeiro caso positivo identificado no concelho de Odemir