O campeonato distrital da 1ª divisão arranca este domingo, 25 de Setembro, de novo com 14 equipas e com o FC Castrense a reunir (quase) todas as apostas como sendo o mais sério candidato ao título e consequente subida ao Campeonato de Portugal.
É certo que todos arrancam para a prova com os mesmos pontos, mas nem todos possuem os mesmos argumentos. E o favoritismo do FC Castrense assenta em vários factores: no historial do clube a nível distrital nos últimos 25 anos, nas condições de trabalho que tem à disposição e num plantel recheado de bons valores alentejanos e algarvios. Tudo isto reunido coloca a equipa de Castro Verde na pole position para a sucessão ao Mineiro Aljustrelense como campeão distrital.
Logo a seguir, numa segunda linha de potenciais candidatos, surgem mais três equipas. Depois de ser três vezes vice-campeão distrital nos últimos cinco anos, o Milfontes parece ser o mais sério obstáculo do Castrense na luta pelo primeiro lugar. Porque tem experiência e, sobretudo, muita qualidade num plantel que apenas peca por ser curto.
E há ainda que contar com Vasco da Gama da Vidigueira e FC Serpa, equipas que apesar de terem sofrido algumas alterações nas suas estruturas dos últimos anos continuam a apresentar-se bastante competitivas entre as quatro linhas.
Sem ambições de lutar pelo título, mas dispostos a baralhar as contas do(s) candidato(s), aparecem mais cinco emblemas: de um lado os renovados Almodôvar (com muitos reforços vindos do Algarve) e Odemirense (onde a aposta passa pela juventude formada em “casa”), do outro lado Guadiana de Mértola, Penedo Gordo e Renascente de São Teotónio, cujos plantéis não sofreram grandes mudanças relativamente ao ano passado.
Depois… há os candidatos à aflição! A época 2016-2017 não será fácil para as equipas que irão tentar fugir ao fundo da tabela classificativa, numa contenda onde Aldenovense e Piense aparentam levar alguma vantagem. Mas tanto o “histórico” Desportivo de Beja (com um plantel praticamente novo) como os recém-promovidos Despertar e Sabóia AC prometem dar “água pela barba” na luta pela manutenção.
Resumindo, este poderá ser o campeonato do FC Castrense… e mais 13. Mas como na bola os prognósticos só se devem fazer no fim, que venham daí as 26 jornadas do “Distritalão”. E que ganhe o melhor.
Eis os jogos da primeira jornada do campeonato distrital da 1ª divisão, todos às 15h00:
Desportivo de Beja – FC Serpa
Piense – Almodôvar
Milfontes – Vasco da Gama
Penedo Gordo – Aldenovense
FC Castrense – Sabóia
Guadiana – Odemirense
Renascente S. Teotónio – Despertar