1ª divisão distrital começa este domingo

1ª divisão distrital

O campeonato distrital da 1ª divisão arranca este domingo, 25 de Setembro, de novo com 14 equipas e com o FC Castrense a reunir (quase) todas as apostas como sendo o mais sério candidato ao título e consequente subida ao Campeonato de Portugal.
É certo que todos arrancam para a prova com os mesmos pontos, mas nem todos possuem os mesmos argumentos. E o favoritismo do FC Castrense assenta em vários factores: no historial do clube a nível distrital nos últimos 25 anos, nas condições de trabalho que tem à disposição e num plantel recheado de bons valores alentejanos e algarvios. Tudo isto reunido coloca a equipa de Castro Verde na pole position para a sucessão ao Mineiro Aljustrelense como campeão distrital.
Logo a seguir, numa segunda linha de potenciais candidatos, surgem mais três equipas. Depois de ser três vezes vice-campeão distrital nos últimos cinco anos, o Milfontes parece ser o mais sério obstáculo do Castrense na luta pelo primeiro lugar. Porque tem experiência e, sobretudo, muita qualidade num plantel que apenas peca por ser curto.
E há ainda que contar com Vasco da Gama da Vidigueira e FC Serpa, equipas que apesar de terem sofrido algumas alterações nas suas estruturas dos últimos anos continuam a apresentar-se bastante competitivas entre as quatro linhas.
Sem ambições de lutar pelo título, mas dispostos a baralhar as contas do(s) candidato(s), aparecem mais cinco emblemas: de um lado os renovados Almodôvar (com muitos reforços vindos do Algarve) e Odemirense (onde a aposta passa pela juventude formada em “casa”), do outro lado Guadiana de Mértola, Penedo Gordo e Renascente de São Teotónio, cujos plantéis não sofreram grandes mudanças relativamente ao ano passado.
Depois… há os candidatos à aflição! A época 2016-2017 não será fácil para as equipas que irão tentar fugir ao fundo da tabela classificativa, numa contenda onde Aldenovense e Piense aparentam levar alguma vantagem. Mas tanto o “histórico” Desportivo de Beja (com um plantel praticamente novo) como os recém-promovidos Despertar e Sabóia AC prometem dar “água pela barba” na luta pela manutenção.
Resumindo, este poderá ser o campeonato do FC Castrense… e mais 13. Mas como na bola os prognósticos só se devem fazer no fim, que venham daí as 26 jornadas do “Distritalão”. E que ganhe o melhor.
Eis os jogos da primeira jornada do campeonato distrital da 1ª divisão, todos às 15h00:

Desportivo de Beja – FC Serpa
Piense – Almodôvar
Milfontes – Vasco da Gama
Penedo Gordo – Aldenovense
FC Castrense – Sabóia
Guadiana – Odemirense
Renascente S. Teotónio – Despertar

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

OP de Odemira com 51 propostas em 2021

Um total de 51 propostas de investimento público foram apresentadas pela população do concelho de Odemira no âmbito do processo do “Orçamento Participativo” (OP) de

Role para cima