Vila de Mértola recria tradição dos banhos árabes

Vila de Mértola recria

A tradição dos “banhos árabes” vai poder ser usufruída em Mértola a partir de 2015, por altura de mais uma edição do Festival Islâmico, que se realizará no mês de Maio.
É nessa altura que a Câmara Municipal conta ter concluída parte do projecto de um hammam, espaço que concilia as características de umas termas com os banhos de vapor (banhos turcos).
“Queremos trabalhar com uma visibilidade diferente a nossa herança islâmica. E com este projecto ambicionamos que os visitantes sintam que estão numa qualquer cidade árabe e não em Portugal”, revela ao “CA” o autarca Jorge Rosa.
A ideia de criar o primeiro hammam de Portugal em Mértola tem vindo a ser trabalhada nos últimos meses pela autarquia, que adquiriu para o efeito duas antigas casas senhoriais no centro da vila.
O projecto prevê um investimento a rondar um milhão de euros, havendo a possibilidade de ter comparticipação comunitária.
As obras deverão avançar ainda este Verão, sendo que a Câmara Municipal conta ter grande parte concluída a tempo da próxima edição do Festival Islâmico.
O hammam de Mértola está a ser elaborado por um arquitecto português que conhece profundamente a cultura árabe e prevê que, numa das casas, fique a zona de recepção e sanitários, enquanto o piso superior será reservado para o hammam propriamente dito, ou seja, a zona para os banhos.
No imóvel ao lado, a autarquia pretende criar uma sala de chá “tipicamente islâmica” e um espaço terapêutico, que será um verdadeiro “jardim de cheiros e aromas do mundo islâmico”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima