Vidigueira: Incêndio em fase de rescaldo poderá ser extinto na noite de terça-feira

Vidigueira: Incêndio em fase de rescaldo poderá ser extinto na noite de terça-feira

O incêndio que deflagrou na madrugada de segunda-feira, 3, no concelho de Vidigueira está todo em fase de rescaldo desde a manhã desta terça-feira, 4, e poderá ser extinto esta noite, disse à Agência Lusa fonte da Protecção Civil.
O fogo, que foi dado como dominado às 23h06 de segunda-feira, entrou todo em fase de rescaldo às 8h30 de terça-feira e "tudo está a evoluir de forma favorável", afirmou o segundo comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja, Carlos Pica.
No entanto, "por precaução", o fogo vai estar em fase de rescaldo durante a tarde, devido às altas temperaturas, e "se tudo correr como até agora", ao início da noite, "com o arrefecimento nocturno", poderá ser dado como extinto, admitiu.
Tem havido "alguns reacendimentos, que, felizmente, têm ocorrido dentro da área queimada" e, por isso, "não oferecem perigo de reactivação do incêndio para fora do perímetro já ardido", mas, no entanto, "mantém-se a vigilância activa", disse.
Segundo o CDOS, nas operações de rescaldo estão envolvidos cerca de 150 operacionais, sobretudo bombeiros de corporações dos distritos de Beja e Évora, e quase 50 veículos.
O CDOS indicou também que 21 militares do Regimento de Infantaria 3 de Beja estão a apoiar as operações, com o auxílio de quatro veículos.
De acordo com Carlos Pica, o incêndio deflagrou às 2h39 de segunda-feira na zona de Cabeça do Miguel, na Serra de Alcaria, na freguesia de Selmes, e queimou uma "área extensa", sobretudo, de "eucaliptal e mato".
"Felizmente, não ardeu nenhuma casa de habitação", frisou, referindo que "as únicas casas que, eventualmente, poderão ter ardido são casas devolutas e abandonadas".

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima