As obras de valorização e conservação do Museu Regional Rainha D. Leonor, em Beja, deverão avançar em 2022, num investimento avaliado em cerca de 1,5 milhões de euros e que conta com apoio comunitário.
A empreitada é promovida pela Associação Portas do Território, que reúne a Câmara de Beja, a Diocese de Beja e a Misericórdia de Beja e o auto de consignação deve ser assinado até final do ano.
Segundo fonte da APT, as obras deverão prolongar-se por 18 meses, incluindo a requalificação de coberturas, instalações sanitárias, caixilharias e gabinetes de trabalho, assim como a renovação de infraestruturas elétricas, a criação de um novo local de entrada de visitantes e a melhoria de acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida.
No plano de trabalhos constam igualmente intervenções de conservação e restauro da azulejaria do claustro e da pintura mural da sala do capítulo, a fixação dos altares e a pintura da igreja do edifício.
A valorização e conservação do Museu Regional Rainha D. Leonor vai ser financiada em 75% por fundos comunitários, sendo os restantes 25% da comparticipação nacional assegurados pela Câmara de Beja (20%) e pela Direção Regional de Cultura do Alentejo (5%).