Uma “oficina” ao serviço da economia em Odemira

Uma “oficina” ao serviço

Um ano depois de ter “aberto portas”, a Oficina do Empreendedor em Odemira é um verdadeiro caso de sucesso, refere a Câmara Municipal local, que em Dezembro de 2015 inaugurou o espaço.
“Esse balanço bastante positivo advém do facto de termos efectuado um conjunto alargado de atendimentos e prestação de informações, o que vem demonstrar a pertinência da criação do balcão e, principalmente, da criação destas políticas de desenvolvimento económico”, argumenta o vereador Ricardo Cardoso, em declarações ao “CA”.
A opinião do responsável pela pasta do Desenvolvimento Económico na Câmara de Odemira vai além da subjectividade e assenta em dados concretos: desde que entrou em funcionamento, no âmbito do programa “Odemira Empreende”, a Oficina do Empreendedor efectuou um total de 334 atendimentos, 220 para informações diversas e 124 no âmbito do Gabinete de Apoio ao Empreendedor, uma das suas valências (a par do Ninho de Empresas e da área de atendimento temático). Mas mais: actualmente encontram-se instaladas neste equipamento duas empresas.
“Tem havido atendimentos em todas as idades, para empresas criadas ou para empresas a criar, para freguesias do concelho onde existe mais iniciativa económica mas também para zonas onde existe menos. Portanto, diria que as políticas de desenvolvimento económico do Município de Odemira estão a conseguir chegar de facto a todas a área do concelho e a todos os sectores de actividade que aqui existem”, observa Ricardo Cardoso.
Além disto, o vereador socialista aponta ainda outra mais-valia” da Oficina do Empreendedor: o facto de “não condicionar os timings dos empresários aos timings da administração pública”.
“A criação da Oficina do Empreendedor e do seu balcão de atendimento permanente veio ajudar de facto a que os empresários pudessem ter o seu próprio timing de resolução das coisas. Acho que esta é a mais-valia deste espaço: um sítio de atendimento permanente, que visa satisfazer as necessidades dos empresários e empreendedores”, diz.
Passado o primeiro ano de existência, a Oficina do Empreendedor em Odemira vai continuar a funcionar nos mesmos moldes. “Não sentimos necessidade de alterar o funcionamento”, afiança o vereador Ricardo Cardoso, acrescentando: “Neste momento devemos é continuar a apostar neste atendimento e continuar a divulgar cada vez mais aquelas que são as políticas de desenvolvimento económico do concelho”.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Festival Futurama no concelho de Mértola

A terceira edição do festival Futurama, que “cruza” tradições do Baixo Alentejo com artes contemporâneas, vai passar neste sábado, 5, pelo concelho de Mértola, apresentando

Role para cima