Turismo do Alentejo quer mais turismo cinegético

Turismo do Alentejo quer

A Turismo do Alentejo está a preparar um projecto de desenvolvimento na área do turismo de caça na região, em parceria com as diversas associações ligadas ao sector.
O projecto está ainda a ser trabalhado “nos bastidores”, a nível técnico, fase que se tem desenrolado “no último ano”, adianta à Agência Lusa o presidente da Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva.
Até ao final deste mês, segundo o responsável, deverá ficar concluído o processo para apresentação de uma candidatura a fundos comunitários, no âmbito do programa InAlentejo, prevendo-se que a fase de execução “no terreno” avance no início de 2014.
“A caça, enquanto produto turístico, aquilo que se designa genericamente por turismo cinegético, tem uma importância estratégica fundamental para o Alentejo, que é, de facto, uma das principais zonas produtoras de caça e onde se encontram muitas zonas de caça turística e zonas de caça associativa”, justifica.
A caça assume, nesta região, um papel de “elemento catalisador”, capaz de contribuir para o desenvolvimento económico e de dinamizar a actividade turística, “nomeadamente nas alturas, do ponto de vista da sazonalidade, de menor ocupação”, frisa o dirigente.
O “primeiro nível” de implementação do projecto consiste na elaboração de um “plano de desenvolvimento para o turismo cinegético” no Alentejo, que implica a “sistematização da oferta” existente no território.
“É necessário saber o que é que existe, onde existe e como está. Obviamente, sistematizar a oferta é importantíssimo para a melhoria e a requalificação do produto”, sustenta Ceia da Silva.
Está também prevista a criação de uma plataforma virtual, onde será possível promover “toda a espécie de produtos que existam nesta área”, como as montarias e as largadas.
Esta ferramenta vai servir como uma “plataforma de venda”, cuja dinamização irá caber aos operadores turísticos e deverá estar disponível a partir do segundo semestre do próximo ano.
Outro aspecto “fundamental” do projecto, segundo o presidente da Turismo do Alentejo, é a “promoção”.
São parceiros da entidade, entre outros, o Clube Português de Monteiros, a Federação Portuguesa de Caça (Fencaça) e a Associação Nacional de Zonas de Caça Turística, indica o responsável.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Vila de Ourique recebe Feira do Livro

Apresentações de livros, espetáculos musicais, exposições ou sessões de autógrafos são alguns dos destaques da 24ª edição da Feira do Livro de Ourique, iniciativa da

Role para cima