Os turcos da ESAN Eczacibasi contam avançar em breve com os trabalhos de prospecção mineira numa área denominada “Rosário”, que fica no alinhamento da área de Neves-Corvo, em plena Faixa Piritosa Ibérica. O investimento está avaliado em cerca de 2,5 milhões de euros e é aguardado com alguma expectativa por parte dos responsáveis da empresa da Turquia.
“É uma área muito propícia [à descoberta de novos depósitos de minerais], já que fica no alinhamento de Neves-Corvo. Estamos ansiosos”, assume ao “CA” o geólogo Nelson Martins, responsável pela operação da ESAN Eczacibasi em Portugal.
De acordo com este técnico, a empresa aguarda apenas a confirmação, por parte da Secretaria de Estado de Energia, para poder avançar com os trabalhos de prospecção em parceria com a EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, que pertence ao Estado, numa área com 202 km2.
“É a continuação da faixa de Neves-Corvo, há umas ocorrências à superfície de outras sondagens e estamos a avançar, no sentido de tentar localizar mais alguma coisa com interesse económico. Existem vestígios, mas a profundidades muito grandes. E isso é uma coisa que tem sempre de ser avaliada antes de se decidir qualquer investimento”, observa Nelson Martins, frisando que este será sempre “um processo lento”.
“Nesta fase há sempre muito investimento, mas uma mina só avança se se encontrarem depósitos e depois de devidamente estudados”, afiança o geólogo, acrescentando que a criação de uma nova mina depende sempre muito da cotação dos metais. “Pode haver um depósito que agora não é rentável, apesar de ter algum volume, mas daqui a cinco ou 10 anos já pode vir a ser”, justifica.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde