O sinal de TDT em seis das 11 freguesias do concelho de Santiago do Cacém vai ser monitorizado durante o horário nobre, devido às falhas que prejudicam várias centenas de pessoas, divulgou o presidente do Município.
As freguesias de Alvalade, Cercal do Alentejo, Ermidas-Sado, São Bartolomeu da Serra, São Domingos e Vale de Água queixam-se, “desde algum tempo, de ausência ou dificuldades no sinal gratuito de acesso à televisão digital terresttre” (TDT), adiantou à Agência Lusa Vítor Proença, no final de uma reunião de autarcas do concelho com um representante da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).
Apesar de remeter o processo para a Portugal Telecom, o operador de televisão digital terrestre, o regulador, segundo Vitor Proença, assumiu o “compromisso de intensificar a monitorização do sinal à noite, a partir das 20h00”, uma vez que as medições efectuadas anteriormente incidiram unicamente no período da tarde.
“Grande parte dos problemas passa-se no horário nobre, agravando-se quando há humidade ou nevoeiro e são transmitidos programas com audiências elevadas, como jogos de futebol”, explicou Vítor Proença.
A Anacom aconselhou também a realização de “campanhas de sensibilização” junto das populações para que “reanalisem” o estado das suas antenas e as ligações do sistema, acrescentou.
Para o presidente da autarquia, é necessário resolver esta “situação inaceitável”, que afecta, no mínimo, entre 2.500 e 3.000 pessoas, reconhecendo que as medidas anunciadas “não vão dar resultados imediatos”.
O autarca defendeu que as populações “devem ter acesso ao sinal de TDT gratuitamente” e “não serem entregues aos operadores privados de televisão”.
Vítor Proença afirmou saber que muitos particulares têm feito queixas junto da Portugal Telecom, mas considera que o Município não deveria, “nesta fase, efectuar nenhum contacto com o operador”, tendo em conta as “responsabilidades públicas muito importantes, neste processo, da Anacom”.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde