Seca preocupa regantes, Governo acompanha situação

Seca preocupa regantes

O terceiro ano consecutivo de fraca precipitação está a preocupar a Federação Nacional dos Regantes de Portugal (Fenareg), que alerta para a eventualidade de 30 mil hectares de culturas de regadio estarem em risco.
De acordo com a Fenareg, a bacia hidrográfica do Sado “apresenta registos críticos de volumes armazenados úteis nas albufeiras”, com apenas 6% em Odivelas e 10% no Roxo.
Também os perímetros de Rega do Vale do Sado, Campilhas e Vigia apresentam limitação hídrica para a campanha de rega deste ano, onde os armazenamentos se situam entre 40 e 50%.
“O armazenamento de água actual não poderá dar resposta às necessidades, o que significa que poderão existir medidas de rateio nesta campanha de rega, como já foi anunciado para o Aproveitamento Hidroagrícola de Odivelas”, acrescenta a Fenareg em comunicado enviado ao “CA”.
Esta situação está a ser acompanhada de perto pelo Governo, tendo o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, anunciado na sua recente passagem pela Ovibeja que vai ser criada a "muito curto prazo" uma equipa inter-ministerial para acompanhar a evolução da situação de seca em Portugal e equacionar as medidas que se revelarem necessárias.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima