Os sabores do rio Guadiana, com destaque para a lampreia, as enguias e o muge, estão de regresso às mesas do pitoresco (e antigo) porto mineiro do Pomarão, que este fim-de-semana, dias 24 e 25, é palco de mais uma edição do Festival do Peixe do Rio.
A iniciativa é promovida pela Câmara de Mértola e visa promover as potencialidades turísticas e gastronómicas do concelho.
Além dos petiscos que irão ser servidos ao longo dos dois dias na tenda gigante montada no Pomarão, o programa do festival inclui, no sábado, 24, um passeio pedestre desde o espanhol porto da Laje até à localidade do concelho de Mértola (numa distância de 6,5 quilómetros), assim como o IX Passeio TT – Trilhos do Minério e um concurso de pesca desportiva.
Durante o dia, o centro de interpretação da aldeia recebe também o primeiro simpósio sobre o património ictiológico do rio Guadiana.
Promovido pela Câmara de Mértola em parceria com o Parque Natural do Vale do Guadiana e a Escola Profissional “Alsud”, o encontro arranca às 10h00 e será constituído por dois painéis: um dedicado às espécies exóticas e outro às autóctones.
Os trabalhos terminam com um passeio pelo rio Guadiana a bordo do barco “Vendaval”.
Mais à noite, a fechar o primeiro dia de Festival do Peixe do Rio, as atenções vão centrar-se no espectáculo da bem conhecida Mónica Sintra, enquanto que o Centro de Interpretação do Pomarão será “transformado” em Bar Azul, animado pela madrugada fora pelo DJ Érre Mira.
No domingo, 25, o grande destaque no programa do certame vai para a realização de uma descida do rio Guadiana em canoa.
A iniciativa é organizada pelo Clube Náutico de Mértola e vai ligar a Penha d’Águia até ao Pomarão, naquela que será uma oportunidade única para os participantes melhor conhecerem as margens do grande rio do Sul.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde