"Sabores" do rio Guadiana à prova na aldeia do Pomarão (Mértola)

"Sabores" do rio Guadiana à prova na aldeia do Pomarão (Mértola)

Os sabores do rio Guadiana, com destaque para a lampreia, as enguias e o muge, estão de regresso às mesas do pitoresco (e antigo) porto mineiro do Pomarão, que este fim-de-semana, dias 24 e 25, é palco de mais uma edição do Festival do Peixe do Rio.
A iniciativa é promovida pela Câmara de Mértola e visa promover as potencialidades turísticas e gastronómicas do concelho.
Além dos petiscos que irão ser servidos ao longo dos dois dias na tenda gigante montada no Pomarão, o programa do festival inclui, no sábado, 24, um passeio pedestre desde o espanhol porto da Laje até à localidade do concelho de Mértola (numa distância de 6,5 quilómetros), assim como o IX Passeio TT – Trilhos do Minério e um concurso de pesca desportiva.
Durante o dia, o centro de interpretação da aldeia recebe também o primeiro simpósio sobre o património ictiológico do rio Guadiana.
Promovido pela Câmara de Mértola em parceria com o Parque Natural do Vale do Guadiana e a Escola Profissional “Alsud”, o encontro arranca às 10h00 e será constituído por dois painéis: um dedicado às espécies exóticas e outro às autóctones.
Os trabalhos terminam com um passeio pelo rio Guadiana a bordo do barco “Vendaval”.
Mais à noite, a fechar o primeiro dia de Festival do Peixe do Rio, as atenções vão centrar-se no espectáculo da bem conhecida Mónica Sintra, enquanto que o Centro de Interpretação do Pomarão será “transformado” em Bar Azul, animado pela madrugada fora pelo DJ Érre Mira.
No domingo, 25, o grande destaque no programa do certame vai para a realização de uma descida do rio Guadiana em canoa.
A iniciativa é organizada pelo Clube Náutico de Mértola e vai ligar a Penha d’Águia até ao Pomarão, naquela que será uma oportunidade única para os participantes melhor conhecerem as margens do grande rio do Sul.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima