A localidade de Rosário, no concelho de Almodôvar, conta desde setembro com um novo sistema de tratamento de águas residuais, investimento avaliado em mais de 913 mil euros que permitiu resolver um problema “com “25 anos de existência”.
As obras do novo sistema de águas residuais do Rosário foram promovidas pela empresa Águas Públicas do Alentejo (AgdA), com cofinanciamento do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos recursos (POSEUR), tendo sido inauguradas no passado dia 4 de outubro.
“Este foi um momento importantíssimo”, pois “andávamos há 20 e tal anos a reclamar aquela situação, inclusive autarcas anteriores a mim e a população, por causa dos maus cheiros, pois a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) estava completamente obsoleta e deixava ir para a ribeira matéria orgânica praticamente intacta”, destaca o presidente da Câmara de Almodôvar.
De acordo com António Bota, o novo sistema, concebido para servir 468 residentes, vem assim “resolver uma situação com 25 anos de existência”, permitindo que a água “despejada na ribeira” seja devidamente tratada.
Além do mais, “libertámos aquela zona do Rosário dos maus-cheiros e criámos muito melhores condições para que os resíduos de esgotos, casas de banho e lava-loiças sejam pré-tratados, filtrados e transportados para a ETAR final, onde temos as macrófitas que vão depurar a água e permitir que o ambiente fique melhor”, acrescentou o edil.