O novo Ecocentro de Moura é inaugurado nesta sexta-feira, 16, pelas 11h30, após um investimento de 960 mil euros da empresa intermunicipal Resialentejo para apoiar o projeto de recolha de resíduos porta-a-porta desenvolvido no concelho.
Em comunicado enviado ao “CA”, a empresa intermunicipal, que tem sede em Beja e serve oito concelhos do distrito, o novo Ecocentro de Moura foi financiado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência POSEUR) e está localizado no Parque Industrial da cidade.
O novo equipamento permitirá à população em geral fazer entregas de diversos resíduos, funcionando também como estação de transferência.
“O objetivo passa por apoiar o projeto porta-a-porta desenvolvido por este município, disponibilizando uma solução de entrega de resíduos urbanos ou equiparados a urbanos”, nomeadamente embalagens, volumosos, resíduos de equipamento elétrico e eletrónico, resíduos verdes, metal, cartão, vidro, lâmpadas, entre outros, explica a Resialentejo.
A empresa acrescenta que, a par da recolha seletiva, os materiais podem ser entregues no ecocentro por empresas, instituições, serviços ou cidadãos, sendo acondicionados em contentores abertos ou em compactadores e, posteriormente, encaminhados para o seu destino final.
O novo equipamento em Moura vai também funcionar como estação de transferência, para receber os resíduos sólidos urbanos (RSU) recolhidos pelas viaturas de recolha da Câmara de Moura.
O Ecocentro de Moura estará a funcionar, de segunda a sexta-feira, entre as 7h00 e as 13h00 e das 14h00 às 20h00. Aos sábados, o espaço estará aberto entre as 8h00 e as 13h00 e das 14h00 às 19h00.
Com a inauguração deste equipamento em Moura, passam a ser seis ecocentros na área de influência da Resialentejo, juntando-se aos existentes em Barrancos, Beja, Castro Verde (na aldeia de Piçarras), Mértola (em São João dos Caldeireiros) e Serpa (em Pias).