Reservas privadas de água para agricultura estão esgotadas no Alentejo

Reservas privadas de água para agricultura estão esgotadas no Alentejo

As fracas precipitações acumuladas “começam a ameaçar seriamente a próxima campanha de regadio” no Alentejo, numa altura em que as reservas privadas de água estão esgotadas, segundo um relatório divulgado pelo Ministério da Agricultura.
O documento do grupo de trabalho de acompanhamento e avaliação dos impactos da seca 2012, divulgado esta quinta-feira, 15, à noite, baseia-se em informação meteorológica e hidrológica até 29 de Fevereiro.
“Se nos sistemas de rega colectivos estatais a situação ainda não é preocupante, nas barragens privadas a situação é grave porque as reservas foram, de um modo geral, esgotadas na campanha anterior”, lê-se.
Nas barragens de grande e média dimensão, o volume de armazenamento está entre os 50% e os 70% e nas de pequena dimensão e charcas o volume varia entre os 30% e os 50%.
Nesta região do país, os animais estão a ser criados principalmente com palha, feno e silagens colhidos e armazenados no ano agrícola passado e com as ramas das podas dos montados e olivais.
“Algumas explorações já esgotaram as suas reservas, estando desde há algum tempo a adquirir palhas e fenos no exterior, bem como alimentos compostos”, refere o grupo de trabalho.
Há já alguns casos de palha comprada na região espanhola de Burgos.
Os bovinos, em particular, estão em má condição física e há o risco de “comprometer a criação dos bezerros que estão a ser amamentados, como também a fertilidade do efectivo”.
Ao nível dos cereais de Outono/ Inverno, se continuar sem chover, as “produções de grão e palha poderão estar comprometidas” e alguns produtores optaram por não semear ou não concluir sementeiras especialmente de trigo e cevada.
Os dados do final de Fevereiro que serviram de base ao relatório do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território indicam que àquela data 68% do território continental estava em seca severa e 32% em seca extrema.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Vila de Ourique recebe Feira do Livro

Apresentações de livros, espetáculos musicais, exposições ou sessões de autógrafos são alguns dos destaques da 24ª edição da Feira do Livro de Ourique, iniciativa da

Role para cima