PS requer apreciação da reforma do mapa judiciário

PS requer apreciação da

O PS, através do seu grupo parlamentar, requereu a apreciação parlamentar do Decreto-Lei que estabelece a reforma do mapa judiciário e determinou o fecho de tribunais.
De acordo com os deputados socialistas, entre os quais o eleito por Beja, Luís Pita Ameixa, são 47 os tribunais que vão fechar portas, apesar de, argumentam, o Governo estar a tenta “iludir” as populações com as secções de proximidade em 27 casos, entre os quais o do Tribunal de Mértola.
“Em rigor, estas secções não são tribunais uma vez que se encontram desprovidas da titularidade de poder judiciário a que as populações têm direito”, afirmam os eleitos do PS, considerando que este diploma “vem afastar gravosamente as populações do acesso efetivo à Justiça, penalizando cidadãos e empresas, promovendo mais a desertificação de muitas cidades e vilas do interior do país”.
Os socialistas adiantam ainda que, ao contrário do que o Governo afirma, o memorando com a “troika” apenas previa a “reestruturação e melhoria de eficiência do sistema judicial, com a correspondente reorganização de comarcas”.
“Havendo vontade política, outras soluções podiam ter sido encontradas de modo a flexibilizar o funcionamento do sistema judicial sem prejudicar as populações com encerramento de tribunais”, concluem.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima