PS acusa CDU de falta de transparência na CM Cuba

PS acusa CDU de falta de

A Federação do Baixo Alentejo do PS acusa a maioria da CDU na Câmara de Cuba de “autoritarismo”, “falta de transparência” e “desrespeito pelos legítimos direitos” da oposição. Em causa está o facto de os eleitos socialistas na Assembleia Municipal terem solicitado informação sobre a relação de dívidas do Município, “com os nomes dos credores, os montantes e as datas de constituição da dívida”.
Contudo, acusa o PS em comunicado, a CDU não forneceu a informação solicitada, “algo que consta da informação escrita do presidente da câmara municipal à assembleia municipal na esmagadora maioria dos municípios portugueses”. “Mas em Cuba não”, acrescenta.
Esta situação levou já o PS a solicitar à Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos (CADA) o acesso à informação sobre a relação de dívidas municipais existentes em 31 de Dezembro de 2016.
“Não bastando a arrogância anti-democrática e desprovida de transparência de não corresponder à solicitação dos eleitos municipais que, nos termos da lei, fiscalização a acção do executivo, a CDU teve o desplante de enviar à CADA um documento parcialmente rasurado em que é impossível constatar quem são os devedores em atraso em montantes superiores a 150 mil euros”, adianta o PS.
Tudo isto leva os socialistas a concluir que da CDU na Cuba “já nada espanta”. “Nem a arrogância nem a falta de transparência, nem a falta de rasgo para futuro nem o respeito básico pelas mais elementares regradas da democracia”, concluem.
Na resposta, e também em comunicado, a Concelhia de Cuba da CDU considera a posição da Federação do PS “incompreensível”, dado tratarem-se de “questões locais”.
Para os comunistas, “este tipo de abordagens e a sua prática podem demonstrar que, na verdade, o PS em Cuba continua amarrado ao seu anterior presidente, Francisco Orelha”, e garante que do actual documento “praticamente todas dívidas solicitadas provêm dos mandatos do Partido Socialista”.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima