Projecto de Castro candidato a prémio

Projecto de Castro

O projecto “A arte de bem respirar em todo o tempo”, dinamizado desde 2015 no Centro de Saúde de Castro Verde, é um dos pré-seleccionados para o Prémio de Boas Práticas em Saúde 2016.
Ao todo, são 49 os projectos pré-seleccionados pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar e pela Direcção Geral de Saúde este ano, sendo que aquele que é desenvolvido em Castro Verde recebeu bastantes elogios do júri que avaliou a sua candidatura ao prémio, que promove e dissemina as boas práticas em termos de cuidados de saúde a nível nacional.
“O nosso projecto foi considerado interessante desse ponto de vista. E uma das coisas que o júri nos elogiou foi que este projecto é perfeitamente replicável” em todos os centros ou unidades de saúde, revela ao “CA” João Alberto Fragoso, enfermeiro-chefe especialista em reabilitação no Centro de Saúde de Castro Verde e o principal responsável por esta experiência-piloto.
Os vencedores do Prémio Boas Práticas em Saúde 2016 serão revelados pela APDH no próximo mês de Novembro e, de acordo com João Alberto Fragoso, uma eventual distinção do projecto do Centro de Saúde de Castro Verde, além do reconhecimento público, poderá permitir a sua realização noutros pontos do país.
A iniciativa “A arte de respirar bem em todo o tempo” começou em 2015 e deve terminar em Dezembro de 2016, envolvendo já 171 utentes. O objectivo é acompanhar os pacientes que sofrem de patologias do foro respiratório, nomeadamente asma, bronquite ou doença pulmonar obstrutiva crónica, “ensinando-os” a respirar melhor.
“O nosso trabalho é ensinar as pessoas a lidar com essa situação, ensinando-as a respirar de uma forma eficaz. Porque de uma forma geral respiramos mal”, alerta João Alberto Fragoso.
Nesse sentido, os utentes identificados e que aceitem participar na iniciativa são encaminhados para sessões de grupo com uma psicóloga, onde cada um explica como lida com a sua doença. E há ainda sessões de exercícios com um fisioterapeuta.
O projecto articula-se com a campanha de vacinação contra a gripe e com a consulta de cessação tabágica e além dos utentes do Centro de Saúde de Castro Verde também já chegou à comunidade escolar, através de parcerias com o Gabinete de Desporto da Câmara Municipal de Castro Verde e com o Agrupamento de Escolas local.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima