Primavera é sinónimo de artes e cultura em Castro Verde! A Câmara Municipal promove a partir deste sábado, 20 de Abril, o festival “Primavera no Campo Branco”, que até final do mês vai levar aos quatro cantos do concelho concertos, exposições, espectáculos de teatro, artes plásticas, desporto, actividades infantis e de ar livre, entre outras iniciativas.
“A oferta diversificada de expressões culturais e artísticas no concelho de Castro Verde tem um ponto alto nesta altura do ano”, nota o vice-presidente da autarquia, sustentando que o festival pretende “proporcionar a todos e a todas diferentes propostas culturais”, sendo “um factor de inegável importância na promoção da qualidade de vida”.
Além do mais, acrescenta David Marques, o festival permite “mostrar e tornar visíveis as criações locais”, o que é “igualmente importante, pois reforçam-se os laços de identidade de pertença e promove-se a prática e a fruição cultural”. “Por outro lado, é um importante momento de convite para que visitem Castro Verde”, reforça.
O festival “Primavera no Campo Branco” arranca neste sábado, 20, sendo que o programa do primeiro dia inclui, em Castro Verde, um mercadinho na Praça da Liberdade (9h00), animação de rua com o trio de percussão “Pele e Pele” (10h00), a inauguração da exposição “Venham mais 45! – O 25 de Abril visto pelas crianças” no Parque Infantil (11h00), a abertura do Fórum do Livro no Fórum Municipal (17h00) e o espectáculo de teatro “Quero ir prá ilha”, de Carlos Areia, no cine-teatro (21h30).
Durante a tarde haverá ainda cante e música popular com os grupos “Vozes de Casével” e “Cruzeiro” no Centro de Convívio de São Marcos da Atabueira (16h00) e artes circenses na Sete, com o grupo “Tosta Mista” (17h00).
Um dos pontos altos da “Primavera no Campo Branco” são as comemorações do 45º aniversário do 25 de Abril, previstas para os dias 24 e 25 de Abril na Praça da República. Será “uma celebração que se pretende aberta, em festa, envolvendo as diferentes gerações em torno de um conjunto de espectáculos”, observa David Marques.
Nesse sentido, na noite de quarta-feira, 24, a partir das 21h00, há música na Praça da República com “Os Ganhões de Castro Verde”, “Vozes do Sul”, Virgem Suta e DJ Mikas. E na quinta-feira, 25, actua em Castro Verde, pelas 19h00, Paulo de Carvalho, uma das vozes incontornáveis da “Revolução dos Cravos”. Antes realiza-se uma tarde popular com “As Camponesas de Castro Verde”, “Os Alentejanos da Damaia” e o Rancho Folclórico e Etnográfico de Odiáxere (17h00).
A peça de teatro “Na ribeira cantávamos”, orientada por Leonor Alcácer (domingo, 21, às 21h30); a inauguração da exposição “Da vinha à taberna”, no Museu da Ruralidade (26 de Abril às 18h00); o espectáculo de stand up comedy “Fragmentos”, pelo colectivo Imperphectus (também no dia 26 de Abril, às 21h30); um encontro de bandas filarmónicas (dia 27 de Abril às 16h00); e o concerto de piano e voz “Contraponto”, com João Ventura (dia 28 de Abril às 21h30), são outros dos destaques da “Primavera no Campo Branco” em 2019, que encerra ao som da viola campaniça dedilhada por Pedro Mestre, num espectáculo agendado para as 21h30 de 30 de Abril no cine-teatro e que servirá para o músico natural do Monte da Sete apresentar o seu novo disco, “Mercado dos Amores”.
Os livros e a literatura são outro dos atractivos da quinzena cultural de Castro Verde, sendo que na segunda-feira, 22 de Abril, pelas 21h30, se celebra o 24º aniversário da Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, com a apresentação do livro A mulher que correu atrás do vento, de João Tordo, e o espectáculo “As palavras”, de Rui Oliveira.
Durante os dias de “Primavera no Campo Branco” decorre, no Fórum Municipal, o Fórum do Livro, onde além de centenas de títulos à disposição para compra vão passar autores como Malino e Vítor Encarnação (sábado, 20), Nuno Camarneiro (terça e quarta-feira, 23 e 24), Luísa Virtudes (27 de Abril), Fernando Mesquita (28 de Abril) e Luís Portugal (29 de Abril).
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde