Os problemas na base de dados nacional de identificação dos pequenos ruminantes continuam a preocupar o presidente da Associação de Agricultores do Campo Branco (AACB).
Tal como o “CA” noticiou na sua edição de 6 de Fevereiro, em causa está o facto de a base de dados iDigital, que entrou em funcionamento em Junho de 2013, ter sido carregada com informações de outra base de dados, que não era de identificação animal mas sim ligada à questão sanitária.
Esta situação tem feito com que nem todos os animais existentes em cada uma das explorações sejam contabilizados – logo, também os agricultores não recebem os apoios respectivos.
“É um problema muito complicado”, diz José da Luz Pereira, garantindo que o prejuízo dos agricultores pode ser de “500 ou mais euros por animal”.
