Mais de 300 figuras histórias foram levadas pela Diocese de Beja para o gigantesco presépio que é inaugurado este sábado, 29 de Novembro, na cidade francesa de Lyon.
As peças vão estar patentes na basílica de Nossa Senhora de Fourvière [na foto], um dos santuários mais visitados em terras gaulesas, sobretudo no Natal, quando coloca um monumental presépio em lugar de destaque no seu interior.
“A eleição da Diocese de Beja para erguer um presépio alentejano no principal santuário de Lyon constitui uma grande honra para a nossa região e uma oportunidade deveras importante para darmos a conhecer os tesouros artísticos e religiosos de Portugal”, salienta ao “CA” a responsável pelo Departamento do Património da Diocese bejense, Sara Fonseca.
Formado por cerca de 300 figuras históricas, na sua maioria emprestadas por famílias do Baixo Alentejo, o presépio, com a forma de um outeiro, terá a altura aproximada de três metros e recria a tradição, oriunda dos tempos do Barroco, com grutas, socalcos, fontes, rebanhos, moinhos, searas, montes, uma banda e outros motivos característicos do quotidiano, rural e urbano, do interior do país.
O projecto artístico é da responsabilidade do arquitecto Ricardo e dos designers Beatriz Horta Correia e Miguel Gaspar, com a colaboração de paróquias e museus baixo-alentejanos.
Paralelamente à exposição temporária do presépio, que se realiza sob a égide do Consulado Geral de Portugal em Lyon, terão lugar outros eventos de carácter cultural, nomeadamente um encontro sobre o cante alentejano, que a Unesco acaba de classificar como património imaterial da humanidade.
Colóquios, gastronomia, música e contactos com instituições locais e regionais completam um ciclo de actividades previsto para Lyon durante as próximas semanas.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde