Na próxima sexta-feira, 22, pelas 22h00, estamos todos desafiados a fechar a torneira durante uma hora, para poupar água, um bem cada vez mais escasso na região (e em todo o mundo).
O desafio é lançado através da iniciativa “H2Off”, que se realiza pelo quarto ano consecutivo para assinalar o Dia Mundial da Água, numa organização da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Água (APDA), que conta com a colaboração da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja.
“O objetivo da iniciativa, que decorre pelo quarto ano consecutivo, assenta nesta ação simbólica, que pretende alertar para o valor inestimável e precioso da água”, frisa ao “CA” fonte oficial da EMAS de Beja, lembrando que “a escassez hídrica está no centro de todas as atenções, sendo um desafio da humanidade”.
No caso de Portugal, continua a empresa, “atinge, em especial, as regiões do Alentejo e do Algarve, mas, finalmente, começa a surgir uma consciência crescente, embora ténue, entre as partes interessadas para a necessidade de alcançar um futuro com água para todos”.
Por isso, “o caminho a seguir, que tem de ser global, exige uma transformação cooperativa na abordagem à gestão dos recursos hídricos e dos respetivos ecossistemas”.
A EMAS de Beja nota ainda que nesta quarta edição do H2Off, “e na base de que cada gesto conta para uma sensibilização efetiva do verdadeiro valor da água, reforça-se a necessidade de uma maior proatividade e trabalho para dinamizar o movimento cívico, permitindo atribuir-lhe uma expressão mais abrangente e um largo envolvimento de organizações, autoridades centrais e locais e, fundamentalmente, pessoas”.