Poeta “Bagacinha” apresenta novo livro

Poeta “Bagacinha”

O poeta popular António Afonso Bernardino “Bagacinha”, de Aljustrel, apresenta esta quarta-feira, 7, na “vila mineira”, o seu novo livro de poemas, intitulado Descalço II.
A obra, cuja capa tem desenho de Baltazar Ortega e no interior conta com ilustrações de Luciano Conceição, será apresentada a partir das 18h30 na Biblioteca Municipal de Aljustrel, numa iniciativa que vai decorrer no âmbito dos “Encontro com a Escrita”. A animar a sessão vão estar o Grupo de Cantares Feminino de Aljustrel e o grupo de música tradicional “Alentugas”.
“Bagacinha” nasceu em Aljustrel há 67 anos, tendo sido emigrante e, mais tarde, trabalhador na Câmara Municipal local.
Observador atento do mundo, da natureza e da sociedade em geral, foi escrevendo uns versos e umas quadras populares, que em 1995 deram origem ao livro Descalço.
No prefácio da nova obra, Marcos Aguiar escreve que “’Bagacinha’ lança os foguetes, faz a festa e apanha as canas”. “Diz poesia, conta anedotas, canta, toca e, se for preciso, até confecciona o petisco. Como se costuma dizer: é uma casa cheia. Ri, faz rir e até se ri de si mesmo – qualidade que, nos nossos dias, não está ao alcance de muitos”, acrescenta.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima