O PCP apresentou no Parlamento um requerimento onde questiona o Governo sobre o conhecimento que tem sobre eventual venda da mina de Neves-Corvo, no concelho de Castro Verde, por parte da Lundin Mining, notícia avançada recentemente pela agência Bloomberg.
Na pergunta apresentada no Parlamento na quarta-feira, 31 de agosto, e dirigida ao ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, a bancada do PCP sustenta que, perante as notícias vindas a público, “é necessário haver uma clarificação pública da parte do Governo no sentido de acautelar os interesses do país, da região e dos trabalhadores”.
Nesse sentido, os comunistas questionam o Governo sobre as medidas tomadas “no sentido de conhecer as intenções da Lundin Mining, atual proprietária da Somincor”, e se tem conhecimento “sobre a venda da mina de Neves-Corvo” por parte da empresa sueco-canadiana.
O PCP quer ainda saber que “medidas vai o Governo tomar quando à defesa dos interesses do país e dos trabalhadores”.
Recorde-se que, a 15 de agosto, a edição digital do semanário “Expresso”, citando a agência Bloomberg, revelou que a multinacional sueco-canadiana Lundin Mining está a equacionar a venda da mina de Neves-Corvo, no concelho de Castro Verde, por cerca de 1.000 milhões de euros.
A mesma peça adiantava que, segundo fontes próximas da empresa, a Lundin Mining “está a falar com potenciais assessores para a operação enquanto explora várias opções para a mina de Neves-Corvo”.