Parlamento vai debater petróleo no Alentejo

Parlamento vai debater petróleo no Alentejo

O projecto de prospecção de petróleo ao largo da costa alentejana, promovido pelo consórcio Eni/GALP, vai ser discutido em breve pelos deputados em plenário na Assembleia da República. A garantia foi deixada durante uma audição da Comissão Parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas, que no final da passada semana analisou a petição pública contra o furo.
A sessão contou com a presença do presidente da Câmara de Odemira, José Alberto Guerreiro, tendo os deputados assumido o compromisso de recolherem mais dados e respostas sobre o processo junto do Governo param, logo que possível, promover a sua discussão em plenário da Assembleia da República.
Na opinião do autarca odemirense, “não faz qualquer sentido aceitar a exploração de petróleo na Costa Sudoeste, frente para um Parque Natural, com regimes de protecção tão exigentes para as populações”.
José Alberto Guerreiro acrescenta mesmo esperar que os tribunais possam travar o projecto do consórcio Eni/GALP, dado tratar-se de uma zona costeira “envolvida em valores ambientais únicos a nível europeu com espécies protegidas por directivas comunitárias”.
Além da presença na audição da Comissão Parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas, José Alberto Guerreiro reuniu também com representantes do grupo parlamentar do PS, onde reiterou as suas preocupações perante o eventual avanço o projecto, além de ter manifestado a sua discordância pela forma como todo o processo foi conduzido.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima