A Câmara de Ourique prestou, nesta segunda-feira, 25, homenagem póstuma ao comendador Joaquim Pereira Baraona, a quem foi atribuído o nome da rua junto à rotunda da Viola Campaniça, na sede de concelho.
A homenagem decorreu no âmbito das comemorações do 883º aniversário da Batalha de Ourique e, segundo o presidente da autarquia, foi uma forma de “reconhecer” um ouriquense “de referência” e que se afirmou “um pouco por todo o mundo”.
“Ourique devia-lhe [ao comendador Joaquim Pereira Baraona] esta homenagem” e o “préstimo de tornar eterno o seu nome”, frisou Marcelo Guerreiro ao “CA”, já depois da cerimónia realizada no miradouro da vila.
“Estamos naturalmente felizes e satisfeitos por atribuir este nome de rua ao comendador Joaquim Baraona, porque é um reconhecimento justo que o Município de Ourique, mas, acima de tudo, que os ouriquenses lhe fazem”, acrescentou.
Para a família do comendador, já falecido, foi um dia de “grande orgulho” e “grande comoção”.
“O meu pai tinha imensas condecorações, era cidadão honorário de uma série de cidades, mas tenho a certeza que esta homenagem de hoje iria ser a coisa que mais orgulho lhe daria e mais o tocaria no coração”, disse ao “CA” João Baraona, um dos filhos do comendador.
Joã Baraona acrescentou ainda que o seu pai era “um alentejano orgulhoso” e “um alentejano ouriquense”.
“Ourique era a terra que ele sempre amou e que ele sempre guardou no coração”, concluiu.