Ourique em festa na Feira do Porco Alentejano

Os dias de festa estão de regresso a Ourique! Tudo porque neste fim-de-semana, 25 a 27 de março, a vila recebe mais uma edição da Feira do Porco Alentejano, que após dois anos de “ausência” devido à Covid-19 está de regresso para promover o sector e, em simultâneo, valorizar o Mundo Rural.

“As expetativas são as melhores. Voltar a estarmos juntos, a dar expressão ao nosso Mundo Rural, a acolher milhares de visitantes e a afirmar Ourique como ‘Capital do Porco Alentejano’ significa muito para nós”, revela ao “CA” o presidente da Câmara de Ourique

Marcelo Guerreiro assume mesmo que todos estão “ansiosos” por esses dias de feira.

“A prova é a elevada procura dos expositores e os contactos que vamos recebendo de quem nos quer visitar de 25 a 27 de março. São todos muito bem-vindos”, frisa.

A Feira do Porco Alentejano é uma organização da Câmara de Ourique, em conjunto com a Associação de Criadores de Porco Alentejano. O certame tem este ano, como convidado, o município de Pinhel, no distrito da Guarda, “território com uma forte tradição agrícola e vitivinícola”, além de possuir “uma grande riqueza histórica e arquitetónica”.

Também presente na feira vai estar uma delegação de produtores de presunto da Croácia, assim como a embaixadora da Croácia em Portugal, Anita Trsic, que visitará o certame no primeiro dia.

O programa da feira inclui espetáculos, tasquinhas, colóquios, concursos e sorteios de presuntos, showcookings, diversões infantis e animação de rua, tudo com entradas livres.

“Voltar a estarmos juntos, a dar expressão ao nosso Mundo Rural, a acolher milhares de visitantes e a afirmar Ourique como ‘Capital do Porco Alentejano’ significa muito para nós”, diz o autarca Marcelo Guerreiro.

O recinto da feira abre portas às 10h00 de sexta-feira, 25 de março, mas meia-hora antes tem lugar, no Centro de Convívio, o seminário “Alterações Climáticas – O impacto da seca na agropecuária extensiva”.

Segundo a autarquia, o debate permitirá a criadores, produtores, técnicos e interessados debater “os impactos da seca no desenvolvimento das dinâmicas do Mundo Rural, em especial na agropecuária extensiva”, realizando-se “num momento em que são evidentes as necessidades de reforçar a capacidade geral de resiliência por via da ligação da barragem do Roxo à barragem do Monte da Rocha e de outros impulsos de salvaguarda dos interesses do setor e da região”.

A música é outro dos destaques neste dia inaugural, com um baile com Emanuel Martins & Tânia (21h30) e a atuação da jovem Bárbara Bandeira (23h00), num concerto muito esperado e onde não deverá faltar o tema “Onde Vais”, recentemente lançado e que conta com a participação especial da artista Carminho. Depois, pelas 2h00, sobe ao palco a DJ Lady F.

No sábado, 26, a feira arranca pelas 11h00, sendo que às 11h30 tem lugar o I Concurso de Linguiças Caseiras. A iniciativa visa “promover o fabrico artesanal” e manter “a tradição da manufatura de enchidos de forma manual, como forma de motivar o respeito pelo modo tradicional de produção, receitas e ingredientes genuínos que permitam manter a qualidade” dos produtos locais.

Para a tarde está prevista animação musical (16h00), uma sessão de prova de vinhos de Pinhel, município convidado do certame, a acompanhar carne de porco alentejano (17h00) e a apresentação do gin Black Pig (18h30).

A partir das 21h30 “reina” a música, com as atuações de Rui Soares & Lau (21h30) e da conhecida Áurea (23h00), natural de Santiago do Cacém e presença habitual na televisão, onde é jurada do concurso de talentos “The Voice Portugal”. A noite termina com os ritmos eletrónicos do DJ Henri Josh (2h00).

A Feira do Porco Alentejano 2022 termina no domingo, 27, dia em que está prevista mais animação musical a partir das 13h00 (e depois às 15h30) e um showcooking pelas 14h30. Para as 16h30 está agendada a cerimónia de entrega dos prémios do I Concurso de Linguiças Caseiras e, pelas 16h45, o já “tradicional” Concurso de Grunhidos.

A fechar a “festa”, pelas 17h30, sobe ao palco o popular Toy, que conta uma longa carreira artística, marcada por temas como “Chama o António”, “Coração não tem idade (vou beijar)” ou “Verão e amor (cerveja no congelador)”.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Albernoa vai ter nova casa mortuária

A Câmara de Beja vai avançar com a construção de uma casa mortuária em Albernoa, onde não existe uma infraestrutura desta natureza, num investimento avaliado

Role para cima