Vão ser três dias (e noites) de grande festa em Ourique! A vila recebe neste fim-de-semana, 23 a 25 de Março, mais uma edição da Feira do Porco Alentejano, iniciativa que levará milhares de pessoas a Ourique, naquela que é a grande montra do Mundo Rural, com a produção de porco alentejano à cabeça.
A feira volta a ser promovida pela Câmara Municipal de Ourique, juntamente com a Associação de Criadores de Porco Alentejano, numa parceria que contribui fortemente para a afirmação da fileira agro-alimentar e da marca “Ourique Capital do Porco Alentejano”.
“O porco alentejano é um sector muito importante no concelho de Ourique e esta feira contribui fortemente para dinamizar não só a economia local, mas também para afirmar esta marca assente na nossa estratégia de afirmação de ‘Ourique, Capital do Porco Alentejano’”, sublinha ao “CA” o autarca Marcelo Guerreiro.
O certame arranca nesta sexta-feira, 23, logo pelas 9h30, com o colóquio “Seca – A sobrevivência dos sistemas agro-silvo-pastoris de sequeiro”, que decorrerá no Centro de Convívio de Ourique e que irá debater os riscos e desafios que se colocam ao Mundo Rural, num momento em está garantida a chegada da água do Alqueva à barragem do Monte da Rocha.
A feira abre portas pouco depois, às 10h00, e neste primeiro dia contar contará com a animação musical de Emanuel Martins (21h30 e 00h30). Pelo meio, às 23h30, actua Carolina Deslandes. Às 18h00 está prevista a visita à feira do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas.
Para sábado, 24, o programa da feira prevê animação musical às 15h00 e 18h00, um showcooking às 16h30 e as actuações de Rua Soares & Lau (21h30) e Miguel Gameiro, antigo vocalista dos Pólo Norte (00h30).
A Feira do Porco Alentejano 2018 termina no domingo, 25, dia marcado pelos tradicionais concursos “Miss Piggy” (16h30) e de “Grunhidos” (18h00). Haverá ainda música com “Os Carraceiros” (15h00), “Os Saramagos de Garvão” (17h00), António Caixeiro (18h30) e, a fechar, “Monda” (19h30).
Ao longo dos três dias feira haverá tasquinhas e restaurantes, um parque de diversões para os mais jovens, animação de rua, cortes e sorteios de presuntos. Este ano o certame terá também um espaço de exposição de porcos de raça alentejana, o que permitirá a todos os visitantes conhecerem de perto esta raça autóctone. O espaço vai estar organizado no sentido de dar conhecer todas as fases da criação do porco de raça alentejana, tendo igualmente uma vertente pedagógica e de conhecimento junto dos mais novos.
“Com este esforço de pedagogia estaremos a contribuir para sublinhar a importância do trabalho desenvolvido pela fileira na afirmação da economia local, na defesa do montado e na valorização do Mundo Rural como activo do desenvolvimento do país”, justifica Marcelo Guerreiro.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde