Os projetos “Jardim Sensorial” e “Melhoramento do Parque de Merendas do Jardim da Sete” foram os grandes vencedores do “Orçamento Participativo” (OP) da Câmara de Castro Verde neste ano e serão incluídos no orçamento municipal de 2022.
A fase de votação do OP de Castro Verde terminou nesta terça-feira, 16, tendo ao proposta “Jardim Sensorial ”, apresentada pela APADIJ – Associação para o Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil e Juvenil de Castro Verde, sido a mais votada.
O projeto, que teve 143 votos e está avaliado em 24.999,75 euros, prevê a criação de um jardim sensorial, com plantas e outros materiais que apelam aos sentidos, para “oferecer uma experiência mais rica e mais terapêutica a pessoas com diversos tipos de necessidades”.
Já a proposta “Melhoramento do Parque de Merendas do Jardim da Sete”, no valor de 25 mil euros e apresentada por Sofia Candeias, obteve um total de 55 votos, sendo a segunda ideia mais votada e a vencedora nas freguesias rurais do concelho.
Este projeto tem por objetivo a requalificação do parque de merendas do Jardim da Sete, na freguesia de Santa Bárbara de Padrões, com a criação de luzes à base de energia solar e novo pavimento junto às mesas.
A edição deste ano do OP de Castro Verde teve 12 propostas em votação, que somaram um total de 324 votos.
O OP é um projeto da Câmara de Castro Verde que visa “aproximar os munícipes das políticas públicas municipais” e em 2021 teve uma dotação de 50.000 euros. Metade desse valor (25 mil euros) é destinada à execução de projetos promovidos exclusivamente nas freguesias rurais do concelho, incluindo Casével.