A proposta “Percurso Interpretativo na Zona da Ponte Salvador, Corte Malhão”, na freguesia de São Martinho das Amoreiras, foi a mais votada na edição de 2020 do “Orçamento Participativo” (OP) da Câmara de Odemira.
Este ano a iniciativa decorreu em formato totalmente desmaterializado e foi dedicada em exclusiva à temática do ambiente e das alterações climáticas, tendo a cerimónia de entrega dos prémios decorrido na segunda-feira, 14.
No total, foram cinco as propostas vencedoras, num valor total de 300 mil euros, que serão agora implementadas pela autarquia.
A mais votada foi a proposta de criação de um percurso interpretativo na zona da Ponte Salvador, na Corte Malhão, de Raquel Guerreiro e avaliada em 75 mil euros, que obteve um total de 195 votos.
Este projecto visa a criação de um percurso pedestre junto à Ponte de Salvador e da albufeira de Santa Clara, com espaço de merendas, zonas de estar e de educação ambiental, com a particularidade de criar roteiros acessíveis a todos.
A segunda proposta mais votada, com 149 votos, foi a “Energia Limpa na Freguesia”, em Vila Nova de Milfontes, apresentada por Ventura Ramalho e avaliada em 75 mil euros, que prevê a montagem de painéis fotovoltaicos nos edifícios das várias associações desta freguesia com o intuito de minimizar o consumo de energia e baixar os encargos mensais da energia consumida.
Já a proposta “Comunidade de Energia do Município de Odemira”, de Sérgio Maraschin, obteve 111 votos. Avaliada em 75 mil euros e prevista para a freguesia de São Luís, a proposta visa prover de energia eléctrica as escolas básicas de primeiro ciclo, jardins-de-infância e edifícios através da instalação de uma unidade geradora fotovoltaica com potência de 120 kW num terreno municipal em São Luís.
“Fontes Vivas”, de José Ricardo Vaz e avaliada em 25 mil euros, foi a quarta proposta mais votada, com 77 votos, prevendo um levantamento de todas as fontes e minas tradicionais, assim como a descrição do seu estado, importância histórica e relevância para as comunidades, a sua requalificação e a avaliação da qualidade da água.
Finalmente, a proposta “Rede de Guardiões de Sementes Tradicionais-Guardar Património dos Nossos Antepassados”, de Cristina Mira Santos e avaliada em 50 mil euros, registou 37 votos, sendo a quinta mais votada. A ideia passa por investigar, preservar, distribuir e divulgar as relevantes e vitais variedades autóctones (hortícolas e frutícolas) existentes no concelho de Odemira, através da organização de uma Rede de Guardiões de Sementes Tradicionais.
Recorde-se que em 2020 a população de Odemira votou em 42 propostas de investimentos públicos, sendo 13 referentes ao OP Municipal e 29 propostas referentes aos processos das freguesias.
Dinamizado desde 2011, o OP integra o programa municipal “Odemira Participa” , que tem por objectivo “potenciar o exercício da cidadania participada, activa e responsável, com vista à melhoria da qualidade de vida no concelho”.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde