A Câmarade Ourique e a empresa intermunicipal Resialentejo estão a instalar um total de 12 oleões em todo o concelho, no sentido de promover a “sustentabilidade e preservação ambiental”, assim como sensibilizar a população para a correta deposição destes resíduos.
Em comunicado, a autarquia lembra que, “de modo próprio ou em parceria com entidades regionais, tem adotado soluções e iniciativas que, no presente, contribuem para a construção de um futuro melhor, protegendo o território onde estão integradas as comunidades”.
Segundo a mesma fonte, o despejo dos óleos alimentares usados nos esgotos “foi uma prática muito comum nos últimos anos em Portugal”, o que danifica “os canos das habitações”, potencia “o aparecimento de pragas”, polui e obstrói “os filtros existentes nas ETARs, tornando-se assim um grande obstáculo ao seu bom funcionamento”.
Nesse sentido, os oleões que estão a ser instalados no concelho “destinam-se à colocação do óleo alimentar usado, em garrafas de plástico limpas, após o seu arrefecimento, contribuindo para um melhor ambiente”.
A Câmara de Ourique acrescenta que a reciclagem de óleos alimentares usados “não só evita a poluição da água bem como pode servir para a transformação em biodiesel”.