Odemira recebe colóquio de educação

Odemira recebe

A flexibilização de currículos, aberta a todos os agrupamentos de escolas a partir do próximo ano lectivo de 2018-2019, estará no centro do debate agendado para esta quinta-feira, 12 de Julho, em Odemira. O Colóquio Anual de Educação subordinado ao tema “Flexibilização Curricular” é promovido pela Câmara de Odemira e vai decorrer ao longo de todo o dia.
Dirigido à comunidade educativa, desde docentes, não docentes, pais e encarregados de educação e a todos os profissionais da área da Educação, o debate arranca às 9h30 no cine-teatro Camacho Costa, sendo que a sessão de abertura vai estar a cargo do presidente da Câmara de Odemira, José Alberto Guerreiro.
Segue-se a apresentação do novo enquadramento legislativo, por Nádia Ferreira (da Direcção-Geral de Educação), e a conferência “Flexibilização Curricular”, por Sofia Ramalho (da Ordem dos Psicólogos Portugueses).
Ainda durante a manhã serão apresentados três exemplos de “boas práticas” nesta área pelos responsáveis da Escola da Boa Água (jardim-de-infância e primeiro ciclo), do Agrupamento Escolas de Estarreja (segundo e terceiro ciclo) e da Escola Maria Amália Vaz de Carvalho (ensino secundário). A moderação estará a cargo de Telma Guerreiro, vereadora com o pelouro da Educação na Câmara de Odemira.
De tarde, a partir das 14h00, o debate é “transferido” para a escola do primeiro ciclo de Odemira, onde serão dinamizadas oficinas práticas dedicadas ao tema “Como implementar a flexibilização curricular na minha escola?”, com momentos de discussão prática em grupos com os oradores. A sessão de encerramento está agendada para as 16h30.
O Colóquio Anual de Educação é dinamizado no âmbito do projecto municipal ODETE/Odemira Território Educativo, que pretende afirmar Odemira “como um território de excelência no ensino, com vista à prevenção do abandono escolar precoce, à melhoria do sucesso escolar e dos indicadores de qualificação e formação da população”.
O programa visa ainda a “definição de políticas educativas concertadas e coerentes face às características do concelho, numa lógica de construção participada e com envolvimento de toda a comunidade educativa”.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima