Odemira promove Encontro Anual do Fórum do Território

A Câmara de Odemira promove neste sábado, 17, o Encontro Anual do Fórum do Território de Odemira, naquele que será um dia “de partilha, participação, convívio e animação cultural” e o “culminar de um ano de trabalho” de todos os envolvidos neste processo lançado, em 2021, pelo atual executivo da autarquia.

“Será o culminar de um ano de trabalho das pessoas que, de uma forma voluntária, estão neste momento a trabalhar na dinamização do Fórum do Território”, sublinha ao “CA” o presidente da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro.

O autarca acrescenta que “a expectativa é que possa voltar a acontecer um encontro entre pessoas, num momento de cidadania e participação”.

O Encontro Anual do Fórum Território, que arranca pelas 10h00, vai decorrer no Jardim Ribeirinho do Mira, em Odemira, estando prevista a apresentação dos resultados das sessões descentralizadas e a audição dos “dinamizadores”, nomeadamente cidadãos, jovens, as juntas de freguesia e o grupo facilitador.

De tarde, a partir das 14h00, os participantes terão ainda a oportunidade de conhecer os impactos da primeira fase do Fórum do Território “na estratégia e ação do concelho de Odemira e contribuir para a projeção do futuro”.

“Será o culminar de um ano de trabalho das pessoas que, de uma forma voluntária, estão neste momento a trabalhar na dinamização do Fórum do Território”, sublinha o presidente da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro.

Em comunicado, a Câmara de Odemira explica que o Fórum do Território foi lançado “para promover a participação dos cidadãos e entidades na definição de estratégias e iniciativas e na tomada de decisões sobre o território, de acordo com objetivos comuns”.

“A sua mais-valia é trazer e mobilizar as pessoas para uma cidadania ativa” e “ter um espaço de cidadania, em que as pessoas participem na construção de um melhor futuro para todos e que diz respeito a todos”, reforça Hélder Guerreiro.

Segundo a Câmara de Odemira, o Fórum do Território é “um espaço de participação cívica e reflexão” aberto a toda a comunidade, “sem exceção”, visando“a co-construção de um território com mais qualidade de vida, envolvendo e responsabilizando todos, com base na identificação dos objetivos comuns para um desenvolvimento sustentável, assente num modelo inovador de governança”, acrescenta.

A Câmara de Odemira refere ainda que o Fórum do Território “atua de acordo com os princípios da democracia participativa, onde os cidadãos tomam parte das decisões sobre o território, assumindo e partilhando responsabilidades na sua gestão”.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima