A Câmara de Odemira promove este domingo, 11, uma homenagem a todos os homens e mulheres do concelho que ao longo dos últimos 40 anos foram eleitos nos órgãos autárquicos do concelho.
A inciativa está integrada no programa de comemorações dos 40 anos de Poder Local Democrático, promovido pelo Município ao longo deste fim-de-semana no sentido de assinalar esta efeméride.
“Em Odemira sente-se de uma forma muito expressiva a importância do Poder Local Democrático”, afirma o autarca José Alberto Guerreiro, considerando que sem a revolução “que permitiu a democratização do Poder Local”, Odemira estaria ainda “num estadio muito sub-desenvolvido”.
“Nesse caminho longo deste concelho, que é o maior do país, o Poder Local acabou por ser a mola impulsionadora do desenvolvimento a que hoje se assiste”, vinca.
Antes da homenagem, os Paços do Concelho recebem às 9h30 a cerimónia de hastear da bandeira e o descerramento de uma placa evocativa da data, num momento acompanhado pela banda filarmónica local e pelo Grupo de Teatro "Cabaita".
Uma hora depois, às 10h30, o cine-teatro Camacho Costa será palco da homenagem a todos os eleitos locais do concelho, seguindo-se um almoço aberto à população no mercado municipal.
De tarde, a Biblioteca Municipal José Saramago recebe a apresentação do livro Odemira. Comissões de Moradores na Revolução de Abril, dos historiadores António Martins Quaresma e Constantino Piçarra (16h30). A sessão contará ainda com as actuações dos poetas populares Florêncio Maria e Manuel da Graça.
E de noite, actua no cine-teatro Camacho Costa a cantora Teresa Salgueiro, ex-vocalista da banda Madredeus (21h30).
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde