Odemira faz balanço “bastante positivo” da época balnear 2021

A Câmara de Odemira faz um balanço “bastante positivo” da época balnear de 2021 nas praias do concelho,” tanto ao nível da procura turística” como “na qualificação e diversificação da oferta de serviços de apoio ao veraneante”.

“Num ano em que o turismo foi dos sectores mais afetados pela pandemia, e em especial no concelho de Odemira, devido a todas as medidas de prevenção impostas, os meses de verão vieram dar um novo alento ao sector”, frisa a autarquia em comunicado.

Segundo a Câmara Municipal, a época balnear agora concluída veio também “confirmar que Odemira continua a ser um destino preferido por muitos portugueses e por cidadãos de outros países, com registo de grande procura nos alojamentos, restauração e serviços de animação turística”.

No comunicado, a autarquia destaca ainda o facto de o verão “turístico” no concelho ter registado um “baixo e pouco grave registo de ocorrências”, fruto da parceria com a Guardião – Associação de Nadadores Salvadores do Concelho de Odemira  e com a Seagull Rescue – Associação de Nadadores Salvadores de Grândola, que permitiu receber “os veraneantes em total segurança e tranquilidade”.

A par disso, uma equipa de 17 jovens assistentes de praia estiveram ao serviço nas 12 áreas balneares oficiais do concelho, “para apoio e informações úteis aos banhistas”, através de uma parceria da autarquia com o Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira, no âmbito das medidas de prevenção e combate à Covid-19.

A Câmara de Odemira lembra que em 2021 o concelho contou com 12 praias de Bandeira Azul, nomeadamente Malhão Norte, Malhão Sul, Franquia, Farol, Furnas Rio, Furnas Mar, Almograve Norte, Almograve Sul, Zambujeira do Mar, Alteirinhos e Carvalhal e a praia fluvial de Santa Clara.

Nesse sentido, ao longo da época balnear foram dinamizadas diversas atividades de sensibilização e educação ambiental no âmbito do Programa Bandeira Azul, com o objectivo “de despertar consciências para a importância da salvaguarda dos ecossistemas e do combate à poluição, com interação de centenas de participantes de todas as idades, realizadas online e nas praias”.

Também a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza atribuiu o galardão “Qualidade de Ouro” a sete praias de Odemira (Franquia, Farol, Furnas, Almograve, Alteirinhos, Carvalhal e Santa Clara), enquanto a associação ambientalista Zero distinguiu os Alteirinhos como praia “Zero Poluição”, por não ter sido detetada “qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares”.

No verão de 2021 Odemira contou ainda com cinco praias acessíveis (Franquia, Furnas Rio, Furnas Mar, Zambujeira do Mar e Carvalhal), onde foi disponibilizado equipamento de apoio ao banho para utentes com mobilidade reduzida através de um protocolo estabelecido entre o município e a Associação More Moving Moments (MMM).

A Câmara de Odemira sublinha que em 2021, e numa “clara aposta na diversificação”, foi igualmente disponibilizada uma praia de uso balnear canino, localizada a montante da praias das Furnas – Rio, na freguesia de Longueira/Almograve.

“Com esta nova resposta, ‘As Melhores Praias de Portugal’ ficaram ainda mais completas e atrativas para quem desejasse levar o seu amigo de quatro patas a banhos, num espaço com as condições necessárias para a permanência e circulação dos animais”, enfatiza a autarquia em comunicado.

A juntar a tudo isto, e tal como em anos anteriores, as duas praias naturistas oficiais, a zona a norte na praia do Malhão Norte e a zona a sul da praia dos Alteirinhos, “complementaram a oferta turística” no concelho de Odemira, conclui a Câmara Municipal.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima