Odemira é uma das 24 câmaras municipais distinguidas com o “Selo de Mérito” atribuído no âmbito da primeira edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), anunciou a autarquia.
Segundo a mesma fonte, foi através do projecto “Cui(Dar)+”, da TAIPA, que Odemira passou a integrar a RACCI, iniciativa do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais que visa “reconhecer os municípios e as freguesias do território nacional que adotam as melhores práticas e as medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais”.
A Câmara de Odemira lembra que o projecto “Cui(Dar)+” assenta “na dinamização de uma estrutura de apoio e de acompanhamento aos cuidadores formais e informais”, centrado em três níveis de bem estar (psicológico, social e físico) “através do Gabinete de Apoio à Pessoa Cuidadora”.
O projeto é financiado a 70% pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego do Portugal Inovação Social, sendo os restantes 30% assumidos pela Câmara de Odemira, enquanto investidor social.
A autarquia acrescenta que no primeiro semestre de 2021, através do projeto “Cuidar +”, foram apoiados “84 cuidadores informais e 76 cuidadores formais no concelho de Odemira, registando-se 10 novas adesões ao projeto e 730 atendimentos a cuidadores informais e suas famílias”.
Recorde-se que o Estatuto de Cuidador Informal foi reconhecido recentemente e veio dar visibilidade a um trabalho insubstituível, e muitas vezes invisível, de quem cuida, seja do marido, da mulher, de um filho, do pai ou da mãe.