A reflexão sobre a igualdade de género vai estar em destaque no evento que a Câmara de Odemira promove neste domingo, 30, para assinalar o Dia Municipal da Igualdade.
A iniciativa vai decorrer a partir das 15h00 no Espaço CRIAR, em Odemira, e contará com as presenças da secretária de Estado da Igualdade e das Migrações, Isabel Almeida Rodrigues, e a vereadora Isabel Palma Raposo.
A cerimónia inclui a entrega de prémios do concurso literário sobre igualdade de género “As Três Marias”, promovido pela autarquia para promover a reflexão sobre a igualdade de género e assinalar o 50º aniversário da obra Novas Cartas Portuguesas, de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa.
As obras concorrentes, todas na vertente de conto, foram apreciadas por um júri composto por elementos representantes da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e da ASSESTA – Associação de Escritores do Alentejo, sendo agora atribuídos prémios 1.000, 600 e 300 euros ao primeiro, segundo e terceiro classificados, respetivamente.
Depois da cerimónia de entrega de prémios, será inaugurada a exposição itinerante do Museu do Aljube – Resistência e Liberdade, com o tema “Mulheres e Resistência – Novas Cartas Portuguesas e Outras Lutas”, que estará patente ao público no espaço CRIAR até 15 de novembro.
Segundo a autarquia, “nesta exposição procura-se compreender o papel da repressão, a importância da solidariedade e da vitória no processo literário e político que envolveu as ‘Três Marias’”, ou seja, Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, “assim como o papel de inúmeras outras mulheres que lutaram pelos seus direitos, pela justiça social e pela Liberdade, desde os anos 30 até ao 25 de Abril”.