O Dia Internacional das Cidade Educadoras, que em 2021 é dedicado ao tema “A cidade educadora não deixa ninguém para trás”, é assinalado nesta terça-feira, 30, em Odemira, a partir das 10h30.
As comemoração vão ser promovidas pela Câmara Municipal, que enquanto membro da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras defende a Educação “como pilar fundamental para o desenvolvimento socioecónomico, para a inclusão e integração”.
Nesse sentido, pelas 10h30 será hasteada no edifício dos Paços do Concelho a Bandeira das Cidades Educadoras, seguindo-se a leitura do manifesto da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, pela vereadora Isabel Palma Raposo, responsável pela área da Educação na autarquia.
Após este momento mais “formal”, terá lugar uma caminhada até ao jardim ribeirinho do Mira, onde a partir das 11h00 vai decorrer o convívio desportivo “Odemira em Movimento”.
Na iniciativa vão participar os alunos do Jardim-de-Infância Nossa Senhora da Piedade e da escola básica do primeiro ciclo de Odemira, assim como a turma de Odemira do projeto municipal de desporto sénior “Viver Ativo” e a Associação de Paralisia Cerebral de Odemira (APCO).
Segundo a Câmara de Odemira, esta será a sexta edição do Dia Internacional da Cidade Educadora, data implementada pela Associação Internacional de Cidades Educadoras.
Tendo como lema “A cidade educadora não deixa ninguém para trás”, esta associação defende que as “cidades educadoras” devem “estar ao lado da população que mais precisa de apoio, para tornar inclusiva a recuperação após a pandemia”.
“Para tal, será necessário reforçar a ação das comunidades à luz dos valores da igualdade de oportunidades, da inclusão, do progresso social e do crescimento sustentável”, conclui.