A Câmara de Aljustrel tem a decorrer as obras de requalificação da Biblioteca Municipal, investimento avaliado em cerca de 160 mil euros que deverá estar concluído no final do próximo mês de maio, por ocasião da Feira do Livro.
Segundo a autarquia mineira, a empreitada visa “devolver à população um espaço remodelado e em consonância com os tempos atuais, permitindo uma aproximação dos cidadãos a este espaço e fomentado o gosto pela leitura e pelo conhecimento literário”.
As obras, financiadas pelo PDR 2020, incluem a criação de novas áreas temáticas na Biblioteca Municipal, “dando enfoque também a autores aljustrelenses que se têm distinguido ao longo dos tempos”.
“Destaque, assim, para a salas Luís Amaro, que dará também o nome à Biblioteca Municipal de Aljustrel, para a sala Brito de Camacho e para o Jardim Luís Afonso”, acrescenta o município.
A empreitada contempla ainda a remodelação do edifício no interior e exterior, com arranjo de coberturas, soalhos e paredes, pintura e outros trabalhos.
A Câmara de Aljustrel refere que enquanto as obras decorrem, a infraestrutura “está encerrada ao público”, sendo que as atividades da Biblioteca Municipal “continuam a acontecer em outras infraestruturas municipais”.
Em simultâneo, o município “disponibiliza também um catálogo online que está acessível a todos os cidadãos”, com requisição e entrega de livros “assegurada”.
A Biblioteca Municipal de Aljustrel deverá regressar ao seu normal funcionamento na Feira do Livro 2024, que se realizará de 24 a 27 de maio, evocando o cinquentenário do 25 de Abril.
“Nesta altura será também atribuído o nome de Luís Amaro à Biblioteca Municipal de Aljustrel”, conclui a autarquia.