Novo Centro de Estudos Geológicos Mineiros do Alentejo ficará em Aljustrel

Novo Centro de Estudos Geológicos Mineiros do Alentejo ficará em Aljustrel

O futuro Centro de Estudos Geológicos Mineiros do Alentejo ficará localizado em Aljustrel, revela ao “CA” fonte da Câmara Municipal da vila mineira.
O projecto é fruto das “negociações” mantidas entre a Câmara de Aljustrel e o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) e será desenvolvido no âmbito do SRTT – Sistema Regional de Transferência de Tecnologia, estando prevista, numa primeira fase, a construção de uma litoteca para arquivar as várias centenas de quilómetros de amostras do subsolo recolhidas ao longo dos anos.
Durante a segunda fase serão construídos em Aljustrel os escritórios e as instalações do novo centro de investigação, que segundo a autarquia “terá por missão principal desenvolver conhecimento para a identificação, valorização e promoção económica da exploração dos recursos mineiros em Portugal”.
Além da litoteca e do centro de investigação, o LNEG vai ainda colocar no Centro de Estudos Geológicos e Mineiros do Alentejo o “património acumulado, ao longo dos anos, sobre a Faixa Piritosa Ibérica, nomeadamente competência técnica e científica, mapas e cartas geológicas”.
Dinamizado por mais de duas dezenas de entidades da região, o SRTT viu os seus contratos de financiamento – avaliados em 18,8 milhões de euros – serem celebrados esta segunda-feira, 12, em Évora, numa sessão que contou com a presença do secretário de Estado adjunto da Economia e do Desenvolvimento Regional, António Almeida Henriques.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Vila de Ourique recebe Feira do Livro

Apresentações de livros, espetáculos musicais, exposições ou sessões de autógrafos são alguns dos destaques da 24ª edição da Feira do Livro de Ourique, iniciativa da

Role para cima