Novo Centro de Estudos Geológicos Mineiros do Alentejo ficará em Aljustrel

Novo Centro de Estudos Geológicos Mineiros do Alentejo ficará em Aljustrel

O futuro Centro de Estudos Geológicos Mineiros do Alentejo ficará localizado em Aljustrel, revela ao “CA” fonte da Câmara Municipal da vila mineira.
O projecto é fruto das “negociações” mantidas entre a Câmara de Aljustrel e o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) e será desenvolvido no âmbito do SRTT – Sistema Regional de Transferência de Tecnologia, estando prevista, numa primeira fase, a construção de uma litoteca para arquivar as várias centenas de quilómetros de amostras do subsolo recolhidas ao longo dos anos.
Durante a segunda fase serão construídos em Aljustrel os escritórios e as instalações do novo centro de investigação, que segundo a autarquia “terá por missão principal desenvolver conhecimento para a identificação, valorização e promoção económica da exploração dos recursos mineiros em Portugal”.
Além da litoteca e do centro de investigação, o LNEG vai ainda colocar no Centro de Estudos Geológicos e Mineiros do Alentejo o “património acumulado, ao longo dos anos, sobre a Faixa Piritosa Ibérica, nomeadamente competência técnica e científica, mapas e cartas geológicas”.
Dinamizado por mais de duas dezenas de entidades da região, o SRTT viu os seus contratos de financiamento – avaliados em 18,8 milhões de euros – serem celebrados esta segunda-feira, 12, em Évora, numa sessão que contou com a presença do secretário de Estado adjunto da Economia e do Desenvolvimento Regional, António Almeida Henriques.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima