A nova ponte luso-espanhola que liga o concelho de Serpa e o município espanhol de Paymogo (Huelva), uma reclamação antiga das populações e autoridades raianas e que custou 2,3 milhões de euros, vai ser inaugurada este sábado, 21.
A Ponte Internacional sobre a ribeira do Chança é "muito importante" e vai "contribuir para o desenvolvimento das relações económicas e culturais" entre os dois lados da fronteira, disse à Agência Lusa o presidente da Câmara de Serpa, João Rocha.
Por outro lado, a ponte, "uma reclamação antiga" das populações raianas e autoridades locais, vai permitir "encurtar as distâncias" entre a cidade de Serpa e a povoação de Paymogo, que "antes ficavam mais longe uma da outra", frisou.
Até há pouco tempo, as fronteiras mais próximas estavam em Vila Verde de Ficalho e em Vila Real de Santo António, lembrou, referindo que a ponte vai também "atrair mais visitantes espanhóis" até Serpa.
Segundo o Município de Serpa, a ponte, que já está aberta ao trânsito, será oficialmente inaugurada no sábado, às 11h00.
A nova ponte transfronteiriça, da responsabilidade da Junta da Andaluzia espanhola, implicou um investimento de 2,3 milhões de euros e foi construída no âmbito do projecto HUBAAL – Conexões Viárias entre Huelva, Baixo Alentejo e Algarve.
No âmbito do projecto, a Câmara de Serpa alargou e repavimentou o caminho municipal entre a Cruz da Cigana, São Marcos e a ponte, junto à ribeira do Chança, com uma extensão de mais de 10 quilómetros.
As obras de alargamento e repavimentação do caminho implicaram um investimento de quase 5,7 milhões de euros, financiado em 75 por cento por fundos comunitários.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde