Marie Inkster, atual presidente e diretora-executiva da empresa mineira Lundin Mining, multinacional proprietária da Somincor, que tem a concessão da mina de Neves-Corvo, em Castro Verde, vai abandonar o cargo no final deste ano, por “razões pessoais”, sendo substituída a partir de 1 de janeiro de 2022 por Peter Rockandel.
Em comunicado enviado ao “CA”, a Lundin Mining anuncia que Marie Inkster “deixará o conselho de administração em 31 de dezembro de 2021”, continuando “como assessora da empresa” até final de 2022.
“Gostaria de agradecer a Marie [Inkster] por sua dedicação e contribuição para a evolução da Lundin Mining para a empresa forte que é hoje”, sublinha Lukas Lundin, presidente do conselho de administração da Lundin Mining, citado no comunicado.
O mesmo responsável acrescenta que a empresa “tem um futuro brilhante” pela frente, “devido à base sólida que foi construída” por Marie Inkster.
A gestora entrou para a Lundin Mining em 2008 e até chegar à presidência da empresa desempenhou diversos cargos, nomeadamente o de diretora financeira.
Para o seu cargo foi nomeado Peter Rockandel, com “quase 30 anos de experiência” no mercado de capitais e no setor mineiro, e que assume funções no início de 2022.
No comunicado da Lundin Mining enviado ao “CA”, Lukas Lundin refere que Peter Rockandel “é um executivo bem conhecido e respeitado”, estando agora “focado no futuro da empresa em alcançar seus objetivos estratégicos de longo prazo”.